quinta-feira, 27 de outubro de 2011

AS VARIZES





Tinha mudado de consultório; o senhorio havia pedido a casa. Estava de casa nova, com secretária iniciando, atendendo meus pacientes em Clinica Geral e Geriatria. Era início dos anos oitenta, em Marília. Naquela época existiam poucos especialistas na região.  O médico fazia tudo: operações, partos, consultas e internações; o que unia a categoria, sendo comum um correr em socorro do outro; ora para ajudar num diagnóstico, ora para ajudar em uma cirurgia, ou mesmo operar.

Havia voltado a pouco de um curso internacional de geriatria em São Paulo, ministrado pelo Professor Pietro de Nicola da Universidade de Pavia, era minha oportunidade de ter uma especialidade, além de Clinico Geral. Todos os médicos eram antigos da cidade, e novato com apenas cinco anos de formado, só me sobrava o INPS para atender, com raros particulares.

Naquele dia, como em todos outros cheguei no horário e a sala estava habitualmente cheia. O Instituto liberava cento e trinta e cinco guias mês para cada credenciado, a que se juntavam os retornos; de modo que nunca se acomodavam todos sentados na sala de espera. Fui à mesa da secretária e havia consulta particular. Dei um sorriso. - Estava começando a melhorar, pensei com meus botões, otimista como sempre fui. Notei ainda vários particulares nos dias seguintes. Fiquei eufórico. Estava atingindo a elite da cidade, pensei! Fui a minha sala em meu ritual diário.

Logo entrou a particular, não me recordo o nome pelo tempo passado. Era uma jovem, vaidosa e extrovertida que logo que sentou disse:

-Vim curar as varizes.

Já havia vascular na cidade, aliás, duas equipes. Ambas, companheiras de aperitivos no Tênis Clube. Ainda confuso e por que não decepcionado. Retruquei:

- Varizes é com os vasculares, ia continuar fui interrompido

- Mas o senhor curou a Mônica...

Demorou, mas caiu a ficha. A Monica freqüentava o Tênis e contraiu uma flebite.  Tratei com medicação, como é o recomendado e, jovem com um quadro superficial, em

poucos dias ficou sã. Só me esqueci da vaidade e do imaginário da mesma, enfatizando que não eram varizes, não a convenci.

Monica espalhou no clube que eu tratava varizes sem operar. Eram os particulares da agenda.

Cancelei-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário