terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BEBER ÁGUA QUENTE.

BEBER ÁGUA QUENTE.





Recebi um e-mail de meu amigo Fernando. Na verdade ele repassava um panfleto em circulação na NET. Beba água quente após as refeições e dois copos de água, desta feita fria, em jejum.

 Meu amigo, vegetariano. Fanático por uma vida mais próximo ao natural e, portanto holística, por certo tinha seus motivos para dúvidas. Circulam diariamente nas telas, além de correntes para: ficar rico, preces para a felicidade eterna, propagandas de medicações e soluções fantásticas para a performance sexual e coisas mais variadas possíveis, todas com boa intenção e exagerada crendice. Há inclusive sites para verificar a veracidade das informações, onde após circular com um determinado numero de compartilhamentos, profissionais se põe ao encalço da verdade e publicam com suas explicações na Net.

A água quente e os copos de água [fria] em jejum provem da sabedoria popular. O fato por si já dá alguma idoneidade. Os antibióticos, por exemplo, que usamos hoje foi criado no final da segunda guerra, e por acidente.

 Fleming, antes da revolucionária descoberta da penicilina, estava resfriado. A secreção de seu nariz caiu e contaminou uma cultura de bactérias que este estudava. Ao invés de desprezar, por curiosidade continuou o processo de cultivo. As bactérias foram inibidas e foi descoberta a Lisozima, um bactericida [mata bactérias] que orientou as pesquisas seguintes até a revolucionária penicilina. Ora, a observação era o que tinham os antigos para se cuidarem, tanto deu certo que somos seus descendentes.

Devemos nos lembrar que a medicação moderna, que ora usamos, provém exclusivamente da natureza: ou mineral ou de organismos vivos, [bactérias e vegetais]. E a orientação da pesquisa, pelo menos na fase inicial é o uso popular, o desenvolvimento posterior é que vem a ser a ciência que conhecemos.

 Na Alemanha no pós-guerra, a destruição de seus laboratórios provocou o retorno a medicina natural de forma preferencial, hoje normalizada a produção “moderna” de medicamentos a comercialização de produtos da natureza continua e com bons resultados e aceitação.

As cidades mais distantes dos grandes centros no Brasil, o tratamento ainda é predominantemente natural, com vários chás e garrafadas e com resultados razoáveis a população.

A água quente pós refeição nada mais é que o tradicional e milenar chá de jasmim dos orientais. No hábito desta cultura, aliás  muito salutar, após a alimentação toma-se uma xícara de chá quente [bem quente] de jasmim. Igual em volume a que tomamos o cafezinho. Provavelmente por aumento de temperatura. Chegará ao estomago mais quente que a refeição mastigada e, portanto resfriada, e ajudará as enzimas digestivas a absorver melhor os alimentos. Funciona realmente. Pode ser usada como outros chás, não precisa ser água quente pura que é enjoativo. Mesmo dando uma pequena sudorese em dias quente, pode e devem ser adicionados aos nossos hábitos alimentares. Facilita e melhora a digestão.

Quanto aos dois copos de água em jejum, este é um costume antigo que infelizmente foi perdido pela desculpa da vida moderno. Procurem quadros da época de mil e oitocentos e inicio de mil e novecentos e verão que ao lado da cama, sempre há uma moringa e seu copo. A água deve ser consumida em jejum também, se não houver doenças que impeçam [ex: Insuficiência renal e cardíaca.]. Deste modo consumido melhora o desempenho renal, [que é um filtro do organismo], melhora o funcionamento do intestino. Atualmente há uma “epidemia” de obstipados [intestino preso], não por doença orgânica, mas pelos maus hábitos modernos e isto inclui a baixa ingestão de líquidos. Portanto deveria voltar a fazer parte de nossos hábitos.

Lembrem-se: as descobertas da ciência são sempre cumulativas dos conhecimentos anteriores. Não é porque temos o novo que o velho é errado. São interdependentes, um gera o outro. Lao Tsé fundador do Taoísmo dizia: “Tao é um vaso e sua forma é prefeita.” [Tao é a força superiora, os orientais não humanizam deuses]

Isto quer dizer que, por mais que se pense que nós tudo sabemos, estamos apenas fechados e dependentes do vaso TERRA e usando somente o que nele há. O que for bom deve ser mantido.

O que não está sendo usado deve ser guardado para outra ocasião. Não há nada descartável no planeta. O modo que estamos agindo não é o correto. Devemos sim usar a água de acordo com o conhecimento ancestral.



17/01/2012

tony-poeta pensamentos




2 comentários:

  1. Boa noite amigo
    Convido voce a fazrasua carteira profissional de escritor, no portal ESCBRÁS
    www.escbrás.com

    ResponderExcluir
  2. Os chineses, com a sua sabedoria milenar, não tomam água gelada, mas quente!!

    ResponderExcluir