quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AS SACOLAS DO SUPER MERCADO





                               AS SACOLAS DO SUPER MERCADO.





Como todos sabem que, os Super Mercados retiraram as sacolas plásticas. Causou um transtorno generalizado. Após uma compra eventual fica difícil, sem embalagem adequada, o transporte. Creio que a queixa é generalizada. Houve na imprensa inclusive notícias do seu retorno. Fui fazer compras e este não aconteceu.

Como a lei, [fizeram lei], deverá se estender a outros estabelecimentos.

Conversava em uma padaria, onde o dono lamentava que tivesse desembolsado cinco mil reais em sacolas e, seria perdido. Questionando, descobri que o mesmo faz um pedido anual, para baratear custo. Partindo daí da para fazer o calculo. Quero salientar que é aproximado e hipotético e todos os valores são desta informação.

O preço das referidas sacolas já está embutido no preço das mercadorias. Funciona da seguinte maneira: O Estabelecimento faz um calculo de custos, onde inclui aluguel do prédio ou desgaste do mesmo, caso seja próprio, funcionários e tributos, contas de consumo [água, luz etc.] material de manutenção [vassouras, sabão, panos etc.] e materiais diversos onde entra as embalagens. Seus computadores acrescem todos os custos ao preço de compra da mercadoria a ser vendida. Dando o custo real da mercadoria. É sob este valor que será acrescido o lucro e dará o preço da gôndola. O que o cliente irá pagar.

É interessante notar que este computador parece que só aumenta preços. Quando da extinção da CPMF, parece que o computador travou e não baixou preço nenhum. Continuamos a pagar a mesma coisa e a saúde perdeu a verba.

Mas, continuando em nosso calculo. Se uma padaria gasta 5.000,00 ano de sacolas, o caixa de um hipermercado gastará ao menos cinco vezes mais. Ou seja, 25.000,00 reais ano. Um mil reais por mês. Isto significa o salário aproximado do caixa. Portanto, nosso desconforto, vai pagar o funcionário que nos atende; e mais, teremos que comprar sacolas para acomodar as compras e, sacos para embalar nosso lixo [e como estão caros!]. Isto vai aumentar o lucro, numa época que as vendas estão altas, portanto o lucro já é satisfatório.

Não esperem baixas de nenhum preço; como já falei os computadores deste ramo “TRAVAM” para diminuir preços.

Concluindo: Pelo calculo superficial que apresento, estamos sendo realmente lesados e muito!



tony-poeta pensamento

08/02/2012


Um comentário:

  1. Parabéns! pelo comentário tão importante para o meio ambiente, e para a nossa conscientização econômica e ambiental. Do nosso dia a dia.
    Um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir