domingo, 11 de março de 2012

AFINIDADE


AFINIDADE





Afinidade é uma linguagem muda que conecta as pessoas, uma linguagem não presencial, sutil, totalmente sutil, que une os seres.

Se o amor gera a prole e a continuidade da espécie, a afinidade a mantém unida e coesa. O que une uma população independente de sexo é a afinidade.

Afinidade prescinde de presença. É uma linguagem puramente virtual, posso ter amizade com uma pessoa sem conhecê-la, só dos amigos me falarem dela, e ela agir do mesmo modo, ser um amigo desconhecido. Quando num momento de aborrecimento uma frase proferida por mim, ou meu amigo dependendo da referencia que tomamos, citada por estes contatos comuns, vai trazer calma e esclarecer o pensar. Não implica em conhecimento pessoal obrigatoriamente.

Ao ler os filósofos ou as religiões que professamos, todos nós professamos por um filosofo ou uma religião mesmo que não tenhamos conhecimento, a palavra do afim nos consola, mesmo que tenha morrido há séculos.

Nossa sociedade muitas vezes confunde afinidade com amor. Afinidade é um amor sim, mas sem desejos sexuais, eróticos, de contato ou de reprodução; é a forma de amor entre criaturas para que possam viver bem se amparando mutuamente. Afinidade é uma linguagem de outro amor. Muitas vezes pessoas se afastam por não entender que a afinidade não tem sexo e seu prazer. O prazer dela é em outro nível, e também necessário para todos os viventes.

Afinidade não tem raciocínio, lógica, valores, sexo e nem espécie. A afinidade do agricultor com seu cão ou seu burrico; a calma que sente na presença do animal fala uma outra língua. A afinidade une espécies. Vemos continuamente fotos postadas na face book de animais amamentando crias de outras raças, às vezes inimigas. Isto é afinidade, o relacionamento da sociedade civilizada ou não, dando coesão a seus elementos para que a continuidade do amor se mantenha após o nascimento.

Amamos sim nossos amigos e afins, conhecendo-os real, virtual ou só de ouvir falar, isto é bom, pois aquele que amamos também nos ama, e esta troca permitem que a natureza continue jorrando vida.





11/03/12

tony-poeta pensamentos

2 comentários:

  1. Perfeitíssima sua argumentação sobre afinidade! Simplesmente queremos bem a alguém... E pronto!
    É de graça... É do coração... por isso obrigado
    por ser meu irmão! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu texto Tony. No dia que as pessoas forem amis esclarecidas quanto aos sentimentos humano, não teremos tantas confusões afetivas como temo atualmente. Parabéns. Convido-te a visitar http://emaranhadorufiniano.blogspot.com e conhecer emus textos. Seus coemntários srão muito bem vindos. Já lhe sigo. Abrçs!!!

    ResponderExcluir