sexta-feira, 16 de março de 2012

diabetes: O assalto a geladeira.

DIABETES O ASSALTO A GELADEIRA



Percebo no dia a dia que a diabetes é quase desconhecida,  apesar de ser uma doença de grande prevalência na população. A falta de informação ora é proveniente da relação médico paciente, hoje em fase de readaptação pelos novos e modernos exames complementares, ora pela enxurrada de informações, nem sempre corretas, passada pelos meios de comunicação.

O diabetes mellitus [temos o diabete insipidus, outra doença não relacionada a em questão] divide-se em tipo I e tipo II, a primeira geralmente em crianças e adultos jovens,  que sempre necessita de insulina no tratamento e, a segunda, amais comum, os adultos e idosos. Não me aterei a a elas, o médico no diagnóstico deverá orientar a que classe pertence. Irei me deter no grande problema:

O DIABÉTICO COME ESCONDIDO?

A resposta é: Geralmente, SIM.

TODOS?

A resposta é: Praticamente.

SÃO TODOS IRRESPONSÁVEIS?

NÃO!

Vamos entender. Quando dizemos que a glicose está aumentada no sangue acima de uma taxa estipulada pela característica do exame temos o Diabetes Mellitus (tipo I e II)

Portanto diabetes é o aumento de glicose [açúcar] no sangue. Aumentou por quê?  Devido a Insulina [um hormônio produzido pelo pâncreas] ser insuficiente ou ausente. Portanto o diabetes só acontece se temos um problema de insulina. Como funciona isso?

Quando nos alimentamos, uma parte de nossa alimentação é transformada em calorias para manter a vida das CÉLULAS, esta caloria em forma de glicose [para simplificar] entra na corrente sanguínea [veias, artérias e pequenos vasos sanguíneos] para posteriormente entrar na célula, Fazendo uma analogia, a nossa circulação é composta de ruas e avenidas [vasos sanguíneos] e as células as garagens onde entrarão os carros, Para abrir o portão quem abre é a insulina.

Se a insulina for insuficiente ou faltar os carros não saem das avenidas e teremos um congestionamento. Ou seja, açúcar alto, portanto diabetes.

Mas, e dentro da célula?

Está faltando energia para seu metabolismo, o açúcar não entrou. Se continuar sem ele, vem a morrer. Então cada célula emite uma ordem ao cérebro. Preciso de comida!

O cérebro não tem como medir o açúcar em circulação, então emite uma ordem [é ordem, mesmo! Não deve ser desobedecida]: COMA. A pessoa não tem como desobedecer [o efeito é o mesmo de uma compulsão de um drogado] e vai “atacar a geladeira de madrugada”

Portanto a briga não adianta. O doente começa a s sentir humilhado com a “falta de força de vontade” que lhe é atribuída e piora.

Lembremos que mandar no doente não tem lógica. Ele sabe raciocinar e, se for pai ou mãe é equivalente a dar um Golpe de Estado, como dizer: Até ontem você era o presidente e eu te obedecia. Agora você não manda mais nada e tem que me obedecer, senão mando a policia acabar com você: {cuidado, carinho, sobrevivência etc.} Portanto uma atitude a ser banida. Conversar é a única forma eficiente e quando o diabético está com fome incontrolável é sinal que o tratamento está fugindo ao controle [o que vai acontecer sempre, devido ao caráter evolutivo da doença]. É hora de voltar ao médico para rever a medicação e a Nutricionista, parra rever a alimentação. [LEMBRE-SE: Cada doente em função de sua atividade e, em cada fase da doença tem um controle alimentar específico.] O doente com trabalho braçal tem de comer mais que um sedentário, e assim por diante. As tabelas generalistas são só referencia para duvidas e não cartilhas de uso obrigatório. O médico e a nutricionista é  quem  tem que orientar o quê e quanto comer. O único banido é a sacarose [açúcar de cana], o açúcar das frutas: a frutose não tem atuação significante no diabetes, por isso é que estão liberadas e indicadas.

Espero que quando do diabético comer escondido não venha mais gerar brigas e traumas, lembre-se uma glicose de 250 não é urgência e dá para programar calmamente o tratamento sem estres.

 tony-poeta pensamentos
16/03/2012










Nenhum comentário:

Postar um comentário