domingo, 24 de junho de 2012

CICLO DA VIDA - REFLEXÃO


CICLO DA VIDA - REFLEXÃO



Se o ciclo da vida no planeta acompanha o das estações. Todos ser vivo tem sua primavera, verão, outono e inverno. Nosso dia, porém, é tropical com tempestades e sol escaldantes se alternando descoordenadamente. Nosso viver é o viver do tempo e cada minuto se inspira na natureza.

To ser nasce com três qualidades: Liderança, adaptação e resistência ao sofrimento. Nenhum ser nasce inferior ou escravo, isto se falando de seres sadios.

Ao nascer, o ser busca a liderança de seu meio ou seu grupo, se assim não fosse: à morte do líder deixaria um vazio no grupo e o extinguiria. A busca de liderança gera as guerras, para que se desfrute a paz transitória com o novo líder.

O mundo será humano apenas quando aprendermos a buscar nossa liderança sem guerras e sem mortes; o que ainda é utópico. Somos ainda seres da natureza buscando um equilíbrio e, tentando fazer prevalecer nossos genes em detrimento de outros, e nosso grau de violência pode ser medido pelos filmes, esportes e lutas que, além de prender a atenção dos humanos os aclamam. Um filme de guerra com a vitória daquele que nos identificamos nos faz sair do cinema alegres e leves de espírito, não importando quantos “inimigos” morreram no desenrolar da cena.

Como todos não podem ser lideres, a adaptação inclui toda estrutura social, que é muito mais ampla que a das estatísticas. Cada classe compõe-se de subclasses e cada uma elege um líder, numa espécie de castas dentro das castas. É fácil observar que uma pessoa em seu trabalho, por exemplo: operário para líder de grupo; ao ser promovido de função, começa a se relacionar com seus novos companheiros hierárquicos e abandona e, muitas vezes, hostiliza seus amigos anteriores, já que os considera, naquele momento, subalternos e socialmente inferiores, esquecendo seu pertencer anterior.

Para estes dois movimentos anteriores possam existir, a necessidade de outro movimento acompanhando. Os movimentos são sempre dolorosos e provocam ansiedade, se não houvesse algum mecanismo o individuo sucumbiria em profunda melancolia e morreria. O ser humano é adaptado ao sofrimento e até ri dele.

Freud chamou de masoquismo o movimento de se ter prazer com a dor, foi uma das grandes surpresas que teve em seu trabalho. Apesar de considerá-lo básico do ser humano, pouco conseguiu relatar sobre ele.

Vamos pensar o seguinte: Passa na TV hoje, uma família de catadores de lixo no lixão de algum lugar. Os personagens participam da vida normalmente, com suas alegrias e angustias. Se considerarmos que o potencial de liderança, do ponto de vista da sociedade, dos mesmos foi totalmente sufocada, sendo os mesmos jogados em condições socialmente humilhantes; caso não houvesse adaptação, por certo, eles não sobreviveriam, não se relacionariam e nem sairiam para enfrentar o cheiro insuportável para procurar restos. Só a condição de tirar algum prazer da situação permite que estes a suportem, vivam e se reproduzam sob estas condições.

Creio que ainda está muito distante da humanidade se tornar humana e deixar todos seus membros iguais por serem humanos e não pelo serviço social que desempenham. Portanto vamos, como todos os seres vivos, usando os três dotes e reproduzindo, para que a espécie não desapareça.   

Bom domingo

24/06/12

Tony-poeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário