quinta-feira, 14 de junho de 2012

CINDERELA DE HAVAIANAS


CINDERELA DE HAVAIANAS






Ritinha era muito pobre; tão pobre que para telefonar tinha que usar orelhão, não tinha nem o celular, que todo mundo em Rio do Capim já tinha comprado.

Tinha apenas uma sapatilha que comprou no Sacolão do Turco; como tudo que comprava para se arrumar, mas usava mesmo era Havaiana. Dizia que não poderia encontrar um príncipe, pois se perdesse a sandália ele nunca a acharia:- Todo mundo tem!

Vivia com seu pai, o viúvo Seu Jacó, em um sitio que fora de seu bisavô. Seu pai, analfabeto, não pertencia a nenhum movimento verde, mas, não usava adubo nem inseticida comprados, sua família sempre adubou com estrume e não era ele que ia estragar a terra. Era o que dizia. Vivia na pobreza plantando para sobrevivência; pouco restava para vender. O que dava algum trocado era o ovo caipira, que o pessoal da cidade vinha buscar por saber da teimosia do mesmo. Diziam:- Este é caipira realmente!

Na televisão passava o programa “METAMORPHOSE”, do apresentador Nicolas França que consistia em orientar uma moça que se vestia mal; “dar uma banho de loja”, com orientação dos Personal Estilist e, esta saia linda, como: “as de capa de revista”. Ritinha resolveu escrever.

No domingo, com sua melhor roupa, a que ia à missa. Aliás, era o único passeio que fazia, pediu para o fotografo bater uma foto sua. Por vinte reais conseguiu a foto. Achou caro, mas pagou. Escreveu a carta, tinha feito até oitava série; escreveu com capricho. 

Nicolas ao ver a foto já imaginou ganhar algum premio na televisão: - Esta caipira vai me deixar famoso, falava ele. Selecionou-a imediatamente para o programa.

Foi um problema entrar em contato com Ritinha. Tiveram que mandar um emissário. Este foi até Rio do Capim, deu todas as garantias de cuidar bem da moça. –Era moça direita e de família. Só depois de Seu Jacó ficar convencido começaram os preparativos.

Inicialmente filmaram a moça e a casa, uma filmagem rápida. Ritinha só tinha uma muda de roupas e a casa, apesar de grande, era mal cuidada. Os filhos tinham ido embora, a esposa morreu. Só o Seu Jacó e Ritinha cuidavam e, não davam conta.

Na capital Ritinha, que nunca saíra do povoado, estava agora na Capital e ainda, conhecendo o povo da televisão: estava deslumbrada. Foi hospedada num hotel, coisa inédita para ela e, destacaram uma figurante, a Márcia, a mais comportada para acompanhá-la. Como não tinha roupas, foi levada a um Shopping Popular, para que se vestisse para os primeiros programas. Nicolas acompanhou para conhecê-la.

Ritinha ficou deslumbrada com tantas lojas e roupas. Comprou sapatos, calça Jeans, um vestido, umas blusas. Mas onde parava mesmo era nas lojas de Lingerie. Ficava olhando calcinhas e sutiãs.

Roupa intima não estava na programação. Nicolas mandou Márcia sondar a tímida garota.

- Sabe, a moça só tem calcinhas e sutiã do bandejão do Seu Jacó, disse ela rindo para o apresentador, após a sondagem: Disse que após ficar bonita, vai arranjar um namorado e quer chegar à noite de núpcias cheirosa, e bem arrumada, disse Márcia com um sorriso malicioso.

- Vamos dar um jeito, disse sorrindo o apresentador:- compre dois jogos de calcinha e sutiã e, vou falar com a direção. Sabe! A beleza íntima também é importante. Acho que ela tem razão.

Como havia na ocasião o lançamento de uma famosa coleção de moda íntima, o fabricante concordou em destinar uma pequena quantia para o quadro.

- Ritinha, você vai poder ter suas calcinhas e sutiã, o Nicolas conseguiu! Você vai comprar e, vamos indicar as peças que usará para serem filmadas. Falou Márcia contente.

- De jeito nenhum, ninguém vai ver minha intimidade, só meu marido. Sou moça de família, isto não!

Foi comunicado Nicolas, que cada vez mais achava que ia dar um impulso a seu programa. Ele pensou, pensou: - A Soraia! Isto a Soraia. Tem o mesmo corpo e cor de pele próxima ao da Ritinha; o cabeleireiro despenteia o cabelo, deixa-o com cara de casa de sapé, o operador de câmera desfoca o rosto, mostra só as peças. Eles sabem como fazer. Está resolvido.

Ritinha ficou até a primeira apresentação para ver se precisava de algum retoque. O primeiro programa começou com o lingerie, foi um sucesso; aumentou cinco pontos de audiência. A moça olhando todas as calcinhas e sutiãs da nova coleção e fazia uma feição de ternura e prazer espontâneo e marcante cativou os tele-espectadores.

O fabricante pagou a moça mais cinco mil em direito de imagem, foi colocada a foto em outdoors e banners.

Ritinha voltou super feliz para Rio do Capim com Gervásio.

Gervásio  era um ex-namorado do curso primário. Ela o encontrou carregando os fios da filmadora. Ele veio tentar a vida na Capital, o único emprego que arrumou foi este, mesmo tendo estudado o colegial, já na cidade grande. Tinha o apelido de Caipira e não perdia o sotaque. Nunca conseguiu uma promoção. Morava numa pensão com mais quatro no quarto. Tinha que carregar tudo de valor, senão roubavam.

No dia que Ritinha telefonou para Seu Jacó, este pegou o telefone e pediu autorização para casar.  Voltava junto com ela para o casório.

No ônibus, ainda entusiasmada pelos lingeries que ganhou, escolhia com ele o nome dos cinco filhos que teriam. Exigência do Seu Jacó, que queria a casa cheia novamente.



14/06/2012

Tony-poeta












2 comentários:

  1. Hoje nem as havaianas ( que acho desconfortáveis) a Ritinha poderia comprar. As propagandas passaram a ser feitas por celebridades e os preços aumentaram muito porque o produto ganhou "status".
    Apesar do aumento fabuloso de faturamento, o fabricante fechou uma fabrica no sul desempregando centenas de pessoas numa pequena cidade, e construiu fabrica na China.
    Conclusão: Não caia nas falsas propagandas dos famosos, a vitima pode ser voce!

    ResponderExcluir
  2. O nome havaiana hoje se refere a toda sandalia de dedo, não a marca, como gilete, maizena, toddy etc. Não fiz propaganda. Mas não sabia que havia mudado do país, uma observação válida.

    ResponderExcluir