quarta-feira, 13 de junho de 2012

PENSAMENTO ECONOMICO, UMA REFLEXÃO


PENSAMENTO ECONOMICO






Meu pai sempre dizia: Não fales o que não entendes, pois falarás bobagens.

Segui a risca. Nunca fiz poupança, não tentei acumular capital, pois nunca consegui entender economia.

A economia, principalmente hoje, é composta por professores formados em Economia e Administração, o que é lógico: tem que haver o conceito e sua aplicação.

Temos ainda um sistema computacional que realiza cálculos milesimais instantaneamente, dando a posição real de qualquer instituição incluindo, governos e débitos da população com o seu país. O que teoricamente é justo. É uma espécie de condomínio de comunidade.

Meu pensar bobagens começou ao ler estas manchetes do PIB – tudo que se produz em um país é somado. Dizem que o cálculo é exato. Falam que certos países da Europa tem de crescer 2,5%, o Brasil 4,5%. Fiquei curioso e fui ver o crescimento vegetativo. Coisas de médico. Se a Nação cresce 0,5% na Europa e menos de 2% aqui, porque crescer a produção o dobro ou o quíntuplo? Vai sobrar mercadoria. Portanto ter lucro. Mas os Países estão sempre devendo, como?

Comecei a prestar atenção nas colunas de protestos e falências em nosso País e em outras Nações. Todo dia tem milhares de inadimplentes. No mundo todo empresas estão falindo diariamente. Se nos detivermos nas empresas, elas não empregam funcionários da área econômica? Só uma faculdade em São Paulo forma 300 Administradores por semestre. [Isto há mais de vinte anos]. Creio que não há falta de Mão de Obra.

Atualmente a Europa e em menor grau, os EUA, estão em dificuldades. Há dez anos era a América Latina e, a África se mantém em penúria desde que foi colonizada [invadida]. Pergunto-me como?

Complicando ainda mais minha ignorância, vejo os Bancos quebrarem mundialmente e, na atual crise terem de ser socorridos; na crise latina tiveram que receber grossas quantias em dinheiro. Mas não são eles que têm os grandes economistas? Os Ministros das finanças não saem geralmente do sistema bancário? As formulas de gerenciar as economias e as regras de cálculo para tanto, não se encontram com eles?

Como penso nesta história desde que comecei a trabalhar, penso nela há meio século e nada mudou. Pergunto:

A formula está errada? Se errada porque não foi modificada?

Dado o numero de insucessos, os profissionais da área são ruins de contas, apesar dos computadores?

O insucesso na área médica é automaticamente atribuído ao médico, independente da culpa. Como é democrático o mundo [este é outro assunto a ser pensado] o tratamento tem que ser igual.

Onde se encaixa este tal Capital, que não aparece, que não tem crise e dá as cartas no Mundo? Quem são seus membros? Onde podemos encontra-los?

Outro dia este tal de Capital fez uma admoestação velada, via um senador, ao presidente dos EUA. Li na imprensa.

Como não entendo nada, partindo de minhas observações cheguei a brilhante conclusão:

A profissão que mais erra é a econômica. Tem erros contínuos.

Os Bancos servem para cobrar juros e taxas.

Os Países tem função de lucro, ao invés de social.

O Capital é um ser Divino, que cansou de colocar reis no mundo dizendo-os seus filhos. Eles Governaram só fazendo trapalhadas. Então este Deus Mitológico deixou de administrar a Natureza e passou a comandar o povo, via dinheiro inventado pelos Reis, que eram na verdade seus filhos, e ficam brincando de fazer maldades sem dar entrevistas para a imprensa.

Ou: Será que está na hora de rever conceitos!



13/06/12


Um comentário: