quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CASA DAS ROSAS


CASA DAS ROSAS

 

Sexta feira voltarei a Casa das Rosas. Fui convidado pela NET para lançamento de um livro de meu amigo virtual Carlos Bueno. É sobre Haicai. Interessa-me bastante conhecer o amigo e o livro

O convite trouxe recordações, muitas, por sinal. Estudei no Rodrigues Alves, praticamente encostado. Ali fiquei do primeiro ano primário até terminar o Ginasial. Nove anos seguidos.

Nunca entrei na referida casa; na época ainda residência. As roseiras chamavam a atenção em duas casas da Avenida Paulista. A primeira, atravessando a rua, bem ao lado da escola, e a Casa das Rosas que se situava quase na Praça Oswaldo Cruz. Nas duas, o roseiral era caprichoso e bem cuidado.

A atual Casa das Rosas, que ainda guarda todas as características da época, eu passava sem muita constância, pois meu caminho era oposto.  Era o caminho do final de aula apenas.

Era ali que evitando o Bullyng, tão divulgado hoje, a molecada passava para resolver suas pendencia nos jardins abertos da Praça. A briga era diária, sempre incentivada no começo e interrompida pela molecada se alguém se machucava. Brigar em frente à escola era arrumar encrenca: ter anotação na caderneta e, os pais serem chamados à diretoria. Nunca houve nada de grave nas lutas da saída.

No primário, na época de final de ano era o caminho do pirulito. A Sears, que ficava no lado oposto da praça, uma loja de estilo americano, já apresentava um Papai Noel nesta época festiva. Por anos seguidos foram distribuídos um pirulito por criança. Este era de creme com menta. Era branco com o miolo verde, diferente de todas as guloseimas que conhecíamos.

Diariamente, saiamos da aula e lá nos dirigíamos. Comportadamente na loja chique, em fila cada um recebia o presente. Nunca demos problemas e não havia reclamações.

A outra casa das rosas foi descaracterizada com o tempo.  Esta conservada tornou-se Centro Cultural, onde reverei minha infância e adentrarei em seu espaço.

Na verdade ela pertence também a minha história.

 

23/08/2012

Tony-poeta

 

 

2 comentários:

  1. Lindas lembranças de infância e bonita foto. Obrigada por partilhar.

    ResponderExcluir
  2. http://www.revistamuseu.com.br/emfoco/emfoco.asp?id=2261
    Um bom artigo da história desta casa.

    ResponderExcluir