quarta-feira, 29 de agosto de 2012

pensamento pensamentos


PENSAMENTO PENSAMENTOS

 

A “música de Lupicínio diz: “O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar...” Bion, o psicanalista nos fala:” Um pensamento a procura de um autor”.

Mas, meu pensamento passava tão depressa que, na hora que vou escrevê-lo, já passou. Levei desde a juventude um papel e uma caneta na mão e, a maior parte de meus poemas acabei escrevendo em guardanapos e nos abomináveis papeis de cigarro.

Hoje consigo, com dificuldades é certo, controlar meus pensamentos. Não que eles não floreiem, porém aprendi a centrar o tema principal, como o tema de uma musica, estando o esqueleto pronto, os floreios podem ser trabalhados e enfeitados com calma e prazer.

Mas, o que é o pensamento senão a tentativa de dar vida a nossos desejos?

 O pensamento sempre reivindica: ora sonhos, ora para que nossas frustrações voem para longe. O pensamento procura o prazer divino de nossas vidas, a paz perfeita, como vida e amor, no embalo doce de flutuar nas nuvens da felicidade.

Ao mesmo tempo reclama, argumenta e se exaspera e, grita contra todas nossas frustrações diárias; todos os caminhos que eventualmente não nos levam ao reino dos sonhos perfeitos.

Ninguém vive sem pensar continuamente, mas os amantes e os poetas o fazem com tal intensidade que os embaralham. É a hora de refletir e colocá-los em ordem, ordenar o desordenado amor, que embora seja impossível arrumar esta enxurrada de desejos, temos que traçar uma melodia básica e daí então se pode fazer o floreio poético de nossa vida.

Tentemos primeiro focar o amor e, em volta fazer a poesia que o cimentará.

 

29/08/12

Tony-poeta

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário