segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O HORÓSCOPO E A LUA


O HORÓSCOPO E A LUA


 

Dez horas, sai do Guarujá rumo a Bertioga pela linda estradinha, ladeada pelo canal e pela mata. Ouço música na FM como hábito. A rádio começa a dar o horóscopo do dia:

SEGUNDA FEIRA, DIA REGIDO PELA LUA. RECOMENDA-SE CAUTELA. A LUA É O ASTRO DO AMOR.

De imediato olhei a estrada, vazia no horário. – Não deve ser na estrada este alerta de cautela, pensei.

Meus olhos bateram à esquerda. O Canal com águas sempre calmas e meditativas, tinha apenas três botes quase individuais pescando com vara e um Iate branco [como tem destes iates!] inadequados para a pesca, indo a alto mar para o contato da moça que se integra a frente do mesmo, se integrar a natureza, longe de mosquitos, muriçocas, aranhas e outros bichos e fazer seu topless. Vida natural segundo os marinheiros.

No canal não há ondas. A cautela pode ser para os botes. Um barquinho e um peixão pode virar o mesmo. Lembrei-me quando tirei a carteirinha de pescador. Fui ao Rio Paraná com o Dionísio. Ele quem me chamou. No interior de São Paulo nas folhinhas vêm além das informações próprias, as luas boas para pesca. Tem o dia que o peixe morde a isca, o dia que não estão com fome, o dia que estão precavidos e não caem em qualquer simulação e assim por diante.

Era um dos dias bons para peca, peguei a carteirinha de mentiroso e fomos para o Olaria. De cara escapou um dourado bem grande do meu anzol. É verdade o peixe maior escapa. Esta carteirinha não é de mentiroso como tanto falam. Depois disso peguei uma Piapara de menos de 30 centímetros e ele dois Piaus. Mais nada.

 Ele atribuiu que abriram uma barragem e atrapalhou a lua. Pode ser! A cautela deve ser para levar para casa. Ele não quis os dois peixinhos e me presenteou. Levei a pescaria para Ana limpar e fazer uma peixada. Dionísio não esperou para se fartar.

Ana fez cara de quem não gostou, não sei por que. Porém a minha carteirinha de pesca, nunca mais a vi. Deve ser esta a precaução recomendada ao pescador.

Pode ser, porém que esta venha a se referir à saúde. A lua em sua mudança provoca o parto em gestantes que estão no final da gravidez. Isto é verdade. Num de meus primeiros plantões, da meia noite às oito da manhã apareceram oito partos, um parto gemelar, dois abortos, tudo ao mesmo tempo, foi aí que adquiri prática de partos e desisti da Obstetrícia. Pode ser a tal precaução falada.

Pensando bem, não foi falado que fase a lua se encontrava. Não dá para se precaver sem saber o formato da mesma.

Se estiver minguante, é lógico que o amor está diminuindo, tem que se tomar uma precaução.

Caso esteja crescente, é o crescimento do amor, não se apresse. Se a lua estiver cheia: é a dos poetas e o amor está pleno, não necessita mais nada além de desfrutar do mesmo, poeticamente.

O grande risco é a lua nova. Quer dizer novo amor. Novo amor é amante. Dá um rolo danado. É melhor nem pensar.

Realmente precisa informar a fase da lua para a precaução. O astrólogo deve achar que não cabe a ele. É bom que a emissora acrescente um astrônomo.

Estou chegando à balsa. Vou trabalhar. Fui.

 

18/09/12

Tony-poeta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário