quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DEFEITOS


DEFEITOS


 

Numa relação os dois lados tem defeitos. Não defeitos graves, mas pequenos movimentos repetitivos, porque não dizer obsessivos que trazem da infância. Pequenas manias para simplificar. Na fase onde um conhece o outro e até ficarem juntos, mesmo notados estes pequenos, por assim dizer deslizes, não chegam a incomodar e prejudicar o relacionamento.

Uma vez unidos, são eles que provocarão atritos. É aí que vemos a estabilidade de cada um e como ela fará que o casamento dure ou não.

Comecemos lembrando que nenhum dos dois é perfeito, pois se o fosse não casaria, bastava a si mesmo. Portanto a relação é sempre entre dois seres não completos, buscando entrosamento.

Os defeitos, por exemplo, gesticular com a boca ou sobrancelhas, andar arrastando os pés, colecionar revistas, comprar miudezas que serão inúteis e jogadas fora, dentro de certo limite é para quem o realiza uma bengala psicológica. Desde a infância, estamos submetidos a um mundo de competição; estes mecanismos funcionarão como bengalas, uma espécie de amuletos para enfrentar situações adversas. O equilíbrio de cada pessoa está exatamente ancorado nestas pequenas coisas. Faz parte de seu instrumental para enfrentar o mundo.

Com o convívio, esta atitude inocente começa a incomodar o outro parceiro. Ele sente que há uma defesa e, lhe é agressiva. É nesta hora que começam as implicâncias e os atritos.

Se um dos lados se submeter, e nos casamentos que persistem é o que acontece, a pessoa instintivamente sentir-se-á dominando e aumentará a exigência. O outro lado, fragilizado por já ter cedido, continua a ceder, com sérios problemas para seu equilíbrio e autoestima e falta de iniciativa da parte mais fraca.

Fatalmente esta relação acabará mal. As grandes crises começam exatamente nestas pequenas defesas e nas pequenas implicâncias. O relacionamento começa a se deteriorar, inicialmente nas coisas comuns, posteriormente nas decisões e por fim sexualmente. O que começou a ceder continua, mesmo revoltado.  O que domina a situação não consegue saber para onde vai levar seu domínio e, se perde. As grandes brigas e traições vêm exatamente destes mínimos detalhes não respeitados.  

Num relacionamento, antes de criticar uma coisa mínima e inconsequente, veja se ela é importante e, se não está revivendo algum problema seu adquirido anteriormente, provavelmente na infância. Analise sempre, não critique por criticar e não tente se tornar líder.  Num relacionamento que não deve ter liderança e sim divisão de tarefas e opiniões. Pense, pense sempre.

Reforçando: As grandes crises vêm de pequenas coisas.  Não somos perfeitos, senão não precisaríamos de ninguém a nosso lado, dada a nossa autossuficiência.

 

17/10/12

www.tony-poeta.blogspot.com

 

 

2 comentários:

  1. Perfeito!!!
    Na verdade é isso que abala o casamento!
    Dificil é lidar com isso, mas quando as pessoas amam, fazem o impossível pra dar certo.
    Sendo seres assim imperfeitos, com suas palavras, começaremos a analisar a situação.
    Amei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos teus sempre carinhosos comentarios Claudia Salles.

      Excluir