quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SECA NO NORDESTE


SECA NO NORDESTE


 

Tenho o hábito de ver o tempo do dia seguinte na rádio ou TV. O considero como um horóscopo com certo grau de acerto, não tão frequente. Hoje deveria estar chovendo no Guarujá, mas faz um calor infernal. Nestes dias falaram continuadamente que chove em todo o Brasil exceto na faixa amarela.

Esta faixa amarela que aparecia no mapa corresponde ao litoral do nordeste e, rapidamente era retirada da tela.

Hoje dirigia quando passava a Voz do Brasil, tenho o hábito de quando posso ouvi-la, fiquei assustado. Os deputados dos Estados do Nordeste clamavam por medidas emergenciais e, para que se apresse a transposição do Rio São Francisco, uma vez que a seca esta devassadora.

Vamos recordar. O projeto de transposição tem mais de um século. Não houve promessa de campanha nem do Lula, nem da Dilma. A retirada de 1% da agua que é despejada no mar não pode causar grande impacto no rio. Foi proposta a recuperação de afluentes e das margens destruídas pelos habitantes como compensação. Para um leigo como eu, está dentro da lógica.

Inicialmente teve um bispo, não sei a quais interesses, fazendo greve de fome para que os sertanejos continuassem com fome. Muito interessante.

O tribunal de contas interrompeu a obra em cada dúvida sobre os custos, mesmo sendo o Exercito com sua engenharia realizando com sua inegável competência a obra.

Pior de tudo foi a justiça parar a obra incontáveis vezes alegando que o estudo de impacto ambiental estava com algum problema. Isto é:  da agua que iria irrigar uma região seca onde em periodicamente morre tudo, exceto os animais que devem se refugiar em algum lugar com agua. Nunca consegui entender como molhar um deserto pode ter impacto negativo no ambiente. Parece-me ilógico e irônico.

Sou obrigado a considerar que dado o silencio da grande imprensa e mediante as interrupções ilógicas das obras, por qualquer motivo banal ou fantasioso. Pelo interesse de um Bispo que ao contrário de sua pregação quer que milhões sofram com a fome e sede e uns tantos morram: que há interesses econômicos absurdos envolvidos e o povo que se dane. Se morrer ninguém está preocupado.

Vamos lutar nas paginas de compartilhamento para que esta situação seja resolvida o mais rápido possível.

Quero lembrar que moro em São Paulo e não conheço a região, tem pessoas que podem falar melhor que eu.

Abraços

Tony-poeta.

08/11/12

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário