sábado, 22 de dezembro de 2012

o mundo

imagem google

O MUNDO


 

Como todo jovem tive vontade de conhecer o mundo, conversava sobre isto com com meus amigos:

- Que tal ser marinheiro. Cada dois ou três dias estar em outro País, conhecer seu povo.

Ou projetos menos viajados como: ir a Legião Estrangeira, que a nossa imprensa Nacional tanto glamourizava; ir trabalhar em Fábrica de Pescados no Alaska, tinha anúncios pedindo trabalhadores na época. Até ir morar na Austrália, uma colega de escola para lá foi com sua família. As ideias fervilhavam procurando aventuras.

Como tinha que trabalhar para meu sustento, as fantasias foram ficando para trás e fui me conformando em ficar onde estava.

Talvez as fantasias disfarçassem minha timidez, e ao permanecer onde sempre estive fez com que tentasse entender as pessoas. Sempre fui muito isolado. Foi aí que comecei a prestar realmente atenção nos outros.

Grande decepção, quanto mais olhava, menos entendia. O meu parâmetro pessoal nunca batia com o coletivo. Por mais que me esforçasse, tudo era estranho. Passei cada vez mais a tentar entender o meu ambiente.

Com os filhos, a situação piorou, como julgava que não entendia o mundo, como passar conhecimento para eles, passei a dedicar ainda mais atenção ao meu redor.

Não entendi até agora; os filhos felizmente aprenderam a viver, não sei se por meu esforço, ou por desenvolvimento nato do humano.

Continuo a olhar o mundo, sempre me surpreendo; só que, como não conheço meu redor, não apresento nenhuma vontade de viajar. Para quê, se não conheço onde estou?

Mas, o pior de tudo é que agora me chamam acomodado. Fazer o quê?

23/12/12

Tony-poeta

2 comentários:

  1. Nosso mundo esta em nós, não haverá em nem um lugar um mundo se não estivermos em nosso próprio mundo

    ResponderExcluir
  2. Sei não meu amigo Tony poeta, mas ao setenta e um anos acho que não tem jeito de conhecer realmente as pessoas. Ela seriam mais ou menos como os icebergs onde só conhecemos aquela parte visível. O ideal é aceitá-las como são e eventualmente dar algum "pitaco" que entendemos possa melhorar sua vida.Tb não gosto muito de viajar. Viajei demais a trabalho. Mas não me considero acomodado, não. Tenha um feliz Natal e 2013 positivo.

    ResponderExcluir