terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O TEMPO

imagem google

O TEMPO


 

O mundo moderno apressa o tempo. A pobre criança que nasce em nossa era, desde cedo tem que programar o futuro.

 Inicialmente, a insistente pergunta: O que você vai ser quando crescer; é repetida diariamente por todos os que são apresentados ao jovem infante. Ao invés de ver um futuro de vida e descontração, este acaba se impondo uma obrigação: - Tenho que trabalhar e ganhar dinheiro.

Na idade escolar, desde o primeiro ano, já começam as observações: - Fala bem, vai ser advogado, que nem o pai ou outras comparações pertinentes com o desejo dos progenitores.

Como é sabido, nosso desejo é o desejo do outro, e o conflito é inevitável. O coitado detesta português, mas tem que sabê-lo para ser advogado, conforme o desejo dos pais e avós.

Entra na faculdade que outros escolheram, tem de digerir aquilo que não o apetece, se forma e, vai se preparar para o amanhã. Começa a trabalhar para ter uma aposentadoria, pagar a escola, de direito, para os filhos, sendo que ainda não casou. Por fim casa e segue trabalhando o amanhã.

Deu tudo certo: Os filhos casaram e sofreram a mesma pressão, um ou outro se rebela, mas: - É genioso! Exclama ele, o cônjuge e os avós. Adquire uma casa boa, com uma grande metragem, um carro [estou falando de quem teve sucesso], os filhos saem de casa.

O mundo atual exige iniciativa, mesmo satisfazendo o desejo do pai, este passa a não saber nada: - Como ter iniciativa seguindo meu pai? E, se auto proclama emancipado, indo morar isolado.             

Um por um dos rebentos se afasta, repetindo a mesma história.

A casa fica vazia. Objetivos? Já foram. Marido e mulher não tem o que conversar. Cada um se aposenta e vai para seu aposento pensar que o futuro passou e, não há futuro pela frente; começam o exercício completo de solidão, reclamando da falta de objetivo e motivação.

Agora que tem tempo, não sabem conviver com ele, pois não foram ensinados. A sociedade nunca deu tempo para esta perda de tempo.

 

Tony-poeta

19/12/12

 

Obs.: A PROFISSÃO DE ADVOGADO FOI COLOCADA SÓ COMO EXEMPLO.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário