segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O CAGARAIVA


 

O CAGARAIVA


 

Ouvi o termo em uma conversa, evidentemente um neologismo. Fiquei curioso. Não sei a abrangência de seu uso, mas parece estar presente em algumas cidades do interior de São Paulo.

Pelo que entendi, o “cagaraiva” é uma ampliação do “do contra”, mas muito ampliado. Seria:

Uma pessoa, com um verniz cultural ralo que se posiciona de modo invejoso a tudo que pode ter algum destaque ou vira manchete, mesmo efêmera ou temporária.

Não tem posição politica, é contra todos. Nem pensar em posição religiosa é contra todas as religiões e detesta ateu, é contra a medicina alopática e homeopática e assim por diante.

Seu modo de ação preferencial é procurar pequenos detalhes, geralmente fofocas sem comprovações ou pinçar pequena opiniões em textos, sempre denegrindo o interessado e delas formar longos discursos depreciativos.

No seu discurso vale tudo, a vida atual, a vida passada, a projeção do futuro, os deslizes familiares e, se a argumentação for pouco consistente, até outras encarnações serão levantadas, apesar do cagaraiva dizer que não acredita em outras encarnações, opiniões não documentadas e assim por diante, mas as evidencias são tão fortes que tem que considerar como verdadeiras.

Enfim o cagaraiva é uma pessoa sem opinião, que forma um discurso infalível para desmontar o sucesso de outros; ou seja, é um invejoso, negativista de alta periculosidade.

Conheço vários. Estou começando fazer minha relação, uma vez que estes elementos devem passar bem longe de nossa vida. Sugiro que cada um faça a sua, para proteção.

Gostei deste novo neologismo.

 

05/02/13

Tony-poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário