sábado, 30 de março de 2013

JANGO 64



 

JANGO 64. A VISÃO DE UM GRUPO NOS JARDINS.



“-Meu pai recebeu um telefonema da casa dos Mesquita, hoje à meia noite Jango cai”. Esta frase ficou em minha cabeça até hoje. Os interlocutores; já não recordo os nomes, aliás, sempre fui ruim de memorização de nomes. Mas frases não esqueço. Foi esta realmente.
Nesta noite estávamos em São Paulo na Alameda Lorena com a Rua Pamplona. Era um ponto de encontro de um time de futebol, o Bandeirantes do Jardim Paulista. Seus jogadores era a vizinhança, um sobrinho de General, um filho de alto grau da Maçonaria, um sobrinho de um ex Governador que periodicamente doava as camisas do time, filhos de comerciantes, advogados e eu. O papo era sempre futebol e pouco se discutia de política.
Esta noticia, jogada por um destes elementos, foi apenas uma transmissão do que se falava em sua casa, tanto que a conversa foi breve e voltou ao jogo a ser realizado. A idade do grupo variava ao redor dos dezoito anos.
A orientação politica era a mesma: Todos contra o Jango. O motivo era; desde que o mesmo era comunista e a Rússia era um regime de opressão, onde sufocava as famílias e invadia suas moradias, até motivos mais sutis e elaborados que era o que tinham me passado em casa.
Meu pai, de origem mais aristocrata tinha o PRP como base, a seguir passou a admirar o Plinio Salgado, e era eleitor do Adhemar, que segundo ele não roubava, quem roubava eram seus assessores, pois é muito difícil escolher gente honesta para ajudar. A ideia que fazia do Jango era a seguinte, e a que me foi passada.
Para ele Jango era uma pessoa sem personalidade, apesar de ter um excelente Ministério, o País não andava direito, isto na visão dele, pela falta de pulso do presidente. Isto demonstrava da seguinte forma:
- Veja filho, falava ele. Vê que o Jango não olha nos olhos do interlocutor. Uma pessoa que não encara o outro na conversa, não tem personalidade, ou está com más intenções. Fazia isto mostrando os jornais. O olhar olho a olho tinha muito valor na época.
Realmente, os jornais não mostravam o Presidente de frente, as fotos ora o focavam olhando para o chão, a maioria; ou para algum lado.  Em casa eram comprados todos os jornais, todos. Meu pai, como publicitário acompanhava por força da profissão, as propagandas veiculadas. O jornal preferido foi o Correio Paulistano, que fechou um ano antes em 1963. O Estado passou a ocupar o primeiro lugar na leitura. A Folha do Frias e Caldeiras Seu Carlos não achava confiável; aliás as noticias Internacionais, segundo ela chegavam para o jornal dos Mesquitas e de lá era distribuída para os outros.
Realmente não me lembro de nenhuma foto de frente de Jango em todo este tempo, o que fazia reforçar a minha opinião e de todos os “atletas do Bandeirantes” que também assinavam tal jornal, que o Presidente nada sabia. O comunismo e a T.F.P. pouco nos importava, uma vez que o primeiro era desconhecido, apenas sabíamos que “não respeitava a família” e o segundo com suas bandeiras era visto com certa desconfiança. Ninguém foi na fatídica passeata “Com Deus Para a Liberdade”. Boa parte acreditava mais no Espiritismo e a Igreja era apenas função social.
A frase que anunciava o fim do mandato foi vista como normal e até com apoio, dado o nível de informação e a classe social dos elementos.
A conscientização veio a posterior: alguns começaram a se informar de política; vendo o absurdo, já que o vice-presidente era eleito na época e tomando ciência que era um golpe de estado. Outros continuaram seguindo a tradição da família e apoiando os golpistas.
O grupo que começou a repudiar o golpe engrossou a Esquerda Festiva, que se reunia discutindo contra o regime imposto em bares, tomando cerveja.
A direita, com a censura do Estadão [dizem que foi parcial], a queda do Adhemar em São Paulo e perda de privilégios ficou órfã, apenas assistindo o desenrolar dos fatos.
Os que obtiveram Benefícios, foram poucos, continuaram fieis ao golpe.
Em tempo, notei a agressão poucos dias depois, com um amigo filho de russos, não convertido ao capitalismo, o Paulo, que fazia química Industrial na mesma classe; informou-me por cima o que era comunismo e a falta de democracia do golpe. Procurei livros e achei Josué de Castro, aliás, um dos poucos autores permitidos pela ditadura, que foi meu livro de referencia por um bom tempo.
O time de futebol durou mais um ou dois anos, no mesmo lugar, ganhando poucas taças, os jogos sempre eram de taça no Bairro do Itaim, mas muitas vezes levando lavadas.
A Marx só tive acesso já no final da faculdade e considero um livro muito difícil, não o conheço bem. Boa parte dos que foram contra nunca o leram, bem como Adam Smith, que a direita também não conhece.
A imprensa ajudou sim a montar o golpe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário