sexta-feira, 29 de março de 2013

LOURDES E O SININHO



 

LOURDES E O SININHO


Estávamos de doméstica nova, a Lourdes. Uma moça mineira, de razoável apresentação.  Era costume na época buscar nas Gerais moças pobres e transformá-las em semiescravas com nome de Doméstica.
Não sei como foi indicada nem contratada, mas já estava há bom tempo na Capital. Veio trabalhar em casa e, como hábito dormir no emprego, no minúsculo quarto de empregada na área de serviço.
No mesmo dia que Lourdes começou, minha mãe havia comprado um sininho de Prata, destes de colocar na mesa para chamar o mordomo. Como não havia tal serviçal o referido sino estreou junto com Lourdes.
Era o tempo todo:- Lourdes me faz um suco, após dar as badaladas.
                                  - Me traz a água, e tocava o sininho.
O entusiasmo com o barulhento sininho enchia o saco de todos nós, moradores, mas empolgada não admitia recriminações. Assim foi por quinze dias.
No decimo quinto dia Lourdes acordou com febre, a seguir vomitou sangue. Meu pai ficou preocupado com a moça, sempre foi muito responsável com quem estava sob seu teto. Buscou um Médico que tinha consultório nas proximidades.
O mesmo examinou, deu uma receita e pediu um RX de tórax.
Comprado os remédios e feita a chapa, o Doutor retornou;
- É tuberculose, foi o diagnóstico.
Foi aí que se descobriu que Lourdes não tinha ninguém na Capital. A família toda morava em um Sitio em Minas e, a Patroa anterior não havia pagado o combinado; a mesma estava sem dinheiro. Queria voltar para sua cidade, já que o tratamento levava meses.
Sr. Carlos, mau pai, mais uma vez colocou a mão no bolso, pagou a passagem e levou a moça a Rodoviária.
À tarde minha mãe procurou o sininho. Nada! Lourdes o havia levado.
Minha progenitora esbravejou: - Depois de tudo que fizemos, ela levou o sino. E saiu batendo a porta, toda raivosa.
Até que gostamos da má atitude da moça, o sino realmente estava incomodando.
Quinze minutos depois, eis que a Da. Deia, minha progenitora, volta da rua toda entusiasmada:
- Achei outro sininho igual na loja. E começou a badalar entusiasmada.
29/03/13
www.tony-poeta.blogspot.com




                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário