quarta-feira, 13 de março de 2013

NO GINASIO



NO GINÁSIO


Estava lembrando o passado, coisas habituais em mim, quem sabe no ser humano, quando me recordei de uma pequena poesia:
Ela é alta
Quando me mira
Fica gira.
O poema era feito a Altamira; ela e a irmã estudavam na mesma classe que eu, no Ginásio Estadual Alcides da Costa Vidigal, na Av. Paulista, período noturno. O fatio das mesmas pertencerem ao Exército da Salvação, provocava curiosidade e cochichos entre os colegas. Eu achava a Altamira bonita, fiz o versinho, mas não deu em nada. Continuamos simples colegas de classe.
Foi aí que lembrei uma musiquinha. Anterior ao versinho de amor não convincente.  Era um professor chato que distribuía notas baixas, ironizava os alunos e ninguém entendia a matéria. Se não me engano era professor de francês.
Como vingança de uma de suas ironias, fiz uma parodia de um sucesso musical da época. [acho que minha memoria está ficando fraca, pois não lembro todos os detalhes, incrível].
Reuni a classe no intervalo, todos copiaram a letra, a melodia todos conheciam, e após o intervalo, quando este entrou na classe, ouviu a musica de recepção.
Retirou-se, veio a diretora, todos tinham medo dela, Dona Ninpha, este nome não esqueci. Apesar de ser suspeito, ninguém me denunciou. O professor parou de nos dar aulas.
Fim do ano fui injustamente reprovado em francês. Na prova com Dona Gessy [esta também lembro o nome]. Uma senhora avantajada, seca, que havia morado em Paris. Ao fazer a chamada na hora da prova, estava eu guardando o material em baixo da carteira, e respondi o “Présent” meio de surpresa. A professora achou que era gozação, o que realmente não era e fui colocado para fora e recebi um sonoro zero. Estava reprovado.
Como sempre tive sorte, neste ano mudaram a grade escolar e, caiu o francês, acabei aprovado por decreto. Acho que os professores não gostaram.
Em tempo, a caderneta de anotações ficou tão cheia naquele ano que foi feita uma segunda via, logo eu que era o primeiro aluno da classe, quanta coisa faz a criatividade e uma simples musiquinha.

Tony-poeta
13/03/13


Nenhum comentário:

Postar um comentário