terça-feira, 21 de maio de 2013

MENTIRA TEM PERNA CURTA

 

MENTIRA TEM PERNA CURTA


Conversando com o Rubens, um amigo meu que estudou hebraico na infância, este me alertou que a palavra mentira escrita na língua hebraica todos os caracteres tem uma perna só. Daí a origem do ditado: Mentira tem perna curta.
Estes dia, lendo por curiosidade Confúcio, falava o comentarista que a grande inovação deste foi juntar o homem comum, com o homem nobre. Na escrita chinesa o homem comum não se ancorava por ter suporte frágil, uma só perna na escrita e, somente no apoio do homem nobre, que era firme ao solo, conforme o vocábulo.  Somente assim o homem comum tornava-se pleno. Ou seja, o homem comum não se sustenta sozinho, segundo a escrita.
Notemos que as palavras estão apoiadas sobre uma linha imaginaria e, conforme as grafias têm a característica do sentido.
Estes conceitos são válidos até hoje. Um homem solitário é sempre portador de alguma falta, com raras exceções. A mentira geralmente aparece em algum momento.
O que me chama a atenção, já que não estudei linguística, é que esta escrita estava definida há pelo menos três mil anos. Ou seja, sua origem está perdida. A escrita é posterior à fala pelo que tudo indica. É, portanto, assombroso que em tempos tão distantes, já se conhecia o comportamento humano de tal modo a ponto de indica-lo graficamente.
É para se pensar.

Tony-poeta
21/05/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário