domingo, 2 de junho de 2013

CARGO COMISSIONADO - PENSANDO BOBAGENS



 
pero vas de caminha imagem google

CARGOS COMISSIONADOS – PENSANDO BOBAGENS.


Analisando o excesso de cargos comissionados, secretariado s e ministérios no País, tentei saber a origem de tal distorção, para poder corrigi-la.
Em meus estudos estafantes, cheguei ao momento que meus ancestrais portugueses cá chegaram pela primeira vez.
Logico que estavam com medo e, cada caravela com todos os homens prontos para uma possível guerra contra os habitantes desta terra, que deveria ser conquistada a mando dor Rei de Portugal.
Para o comando havia um grupo que frequentara a Escola de Sagres, o Capitão, o Timoneiro, o Imediato, enfim todos os chefes de cada embarcação. Eram letrados, diferente dos marujos capturados em tabernas na hora que estavam embriagados, sendo de lá colocados nos barcos.
Pensando bem, mesmo entre os marujos devia de haver algum letrado, pois os poetas e boêmios bebem bastante, e em estando alcoolizado pode ter sido lá capturado e para cá enviado. A história foi omissa em relatar o primeiro poeta que cá aportou. Pode ter sido por falta de papel, já que este era muito difícil na época. Não havia nem papel higiênico.
Tínhamos também o Padre, que sempre acompanhava as caravelas dando conforto espiritual, geralmente homem de grande cultura.
O restante eram marujos ignorantes. Ah! Estava esquecendo. Tinha o Caminha.
É este o modelo de nossos governos de nomear sem necessidade. No meio de tanta gente letrada, cá ele veio para escrever uma carta ao Rei. Tinha bastante gente para escrevê-la. Mas o pior, como mandar?
Não havia correio, avião ou internet.  A carta deveria ser entregue em mãos e, explicada ao monarca. Para que escrevê-la então, se seria exposta oralmente.
Não havia necessidade de colocar numa perigosa caravela alguém letrado, com letra legível, dentro de uma perigosa caravela que nunca se sabia se ia retornar; para chegando ao Brasil escrever uma carta, guardá-la no bolso, voltar a Portugal numa demorada viagem, sempre com imprevistos e por fim contar oralmente ao rei o que foi visto.
Certamente esta é a origem do cargo comissionado.

Tony-poeta
02/06/13


Nenhum comentário:

Postar um comentário