sábado, 15 de fevereiro de 2014

A ENCICLOPÉDIA

A ENCICLOPÉDIA



É propalado que o Brasil é um País de povo pacífico e que aceita tudo. Não concordo. Acredito que esta falsa afirmação é apenas uma maneira de conter a agressividade nata da população.
Certamente um País invadido com extermínio de antigos habitantes, o que é feito até hoje, não reflete de maneira nenhuma um espírito fraterno. Lembremos que os portugueses ao aportarem e fixaram seu domínio, invariavelmente junto com os prédios de ocupação erguiam o pelourinho para castigar os rebeldes.
A escravidão foi uma experiência por demais traumática, onde além de manter os escravos como gado, inclusive com a venda de crianças nascidas na propriedade, sem respeito à formação familiar, impingia severos castigos nos mesmos.
A história dos estados foi apagada. Quando ainda muito jovem meu pai chegou com uma enciclopédia. Sempre gostei de ler e na época poucas eram as publicações, comecei a ler com certa regularidade o que a mesma trazia.
A história dos estados brasileiros era feita de revoluções e rebeliões, interessei-me na época e comecei a correr estado por estado.  Havia descrição de até três rebeliões por ano em alguns e vários governadores em curtos períodos em virtude de contendas.
As enciclopédias caducam e a última que tive, não constava mais nem uma pequena ameaça de levante. Como as anteriores foram doadas perdi a oportunidade de constatar o desaparecimento histórico.
O que posso notar é que os índices de assassinatos por mais diferentes causas em nosso País é muito alto, o que não demonstra nenhuma passividade, muito pelo contrário.
Irei procurar mais para frente, alguma literatura que esclareça a história apagada das primeiras enciclopédias.

16/02/14
Tony-poeta








                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário