sábado, 22 de fevereiro de 2014

APARÊNCIAS E CAPITAL

APARÊNCIAS E CAPITAL.



O mundo atual, como sempre foi transita em artifícios distantes muitas vezes da realidade. O que vemos é apenas aparência podendo ser completamente diferente do que é propagado.
Os termos princípios e caráter na maioria das vezes são sobrepujados pelos interesses individuais ou de grupos e, as mais bizarras associações, até então impensáveis, com o tempo serão descortinadas ante nossos olhos.
Os movimentos coletivos e altruísticos, que podem levar a uma mudança real no modo de vida do planeta, ora colide com a força do estado e retrocede até total esvaziamento; ora é apossado por diferentes grupos antagônicos e entra num processo de união e guerra. O ideal comum segue até onde é de interesse de todas as partes e, posteriormente estas começam a se digladiar, numa guerra interminável visando o domínio de um dos grupos.
O objetivo social inicial nunca será o final, já que o objetivo fim é a acumulação irracional do capital e, não o bem da sociedade em questão.
Vamos relembrar:
Kosovo, os vencedores estavam aliados ao crime organizado e o contrabando de órgãos foi uma dês maneiras de ter lucro. O pior é que os doadores eram soldados jovens capturados, submetidos à retirada das vísceras ainda vivos. Publicado em El Pais. Ninguém punido.
Afeganistão, o Exercito do Norte que venceu o Talibã com auxilio das Potencias Ocidentais tinha como negócio o comercio de ópio, o que era proibido pelos rivais fundamentalistas onde as plantações de papoula tinham sido destruídas. Voltaram a serem plantadas, não mais se publicou sobre o assunto.
Líbia, soldados da Al Qaeda do mesmo grupo dos derrotados Talibãs juntaram-se as forças Ocidentais e derrubaram o Governo nacionalista de Kadafi. Ninguém comentou a mudança de posição.
Egito, o movimento popular vitorioso provocou eleições democráticas e o presidente eleito foi derrubado pelas mesmas forças a qual lutaram contra e que mantém o poder, sob apoio ocidental desde o assassinato de Nasser.
Ucrânia, as manifestações de rua em grande parte são comandadas pelo nazismo, teoricamente proibido na Europa.
Venezuela, ontem foi relatada a prisão de paramilitares Colombianos; como se sabe estas milícias está diretamente envolvida no tráfico de drogas.
A todos idealistas que quiserem mudar o mundo e fazer seu protesto, certifique-se bem se a fala condiz com as atitudes, se enganar é muito fácil e, a ascensão de um criminoso ao poder vai piorar em muito a situação do País e não trazer as melhorias esperadas.
A via democrática, apesar de enganos e decepções ainda é a melhor maneira que possuímos, as mudanças da sociedade são lentas em relação à brevidade de nossa existência, porém é a única maneira de se realizar alguma evolução coletiva.

22/02/14
Tony-poeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário