terça-feira, 4 de março de 2014

DOIS TEMPOS

DOIS TEMPOS


Em 1975 comecei a carreira de médico, atendendo o INPS e o FUNRURAL. O contato com a miséria foi chocante. Grupos de pessoas sem ter onde morar, andando de cidade em cidade em busca de um misero dia de trabalho como boia-fria era a regra.
Alguns fixavam moradia, alojados em casebres e eram manipulados por gatos, indo ao trabalho nas carrocerias de caminhão, com acidentes continuados e em boa parte das vezes fatais. Trabalhavam em um dia para comer no outro, senão era fome certa.
Por livre opção, mesmo muito desvantajosa monetariamente, passei a me dedicar a este povo que ou nasceu na miséria ou que os bancos tomaram suas pequenas propriedades, em anos em que o clima não ajudou. [O seguro Rural é bem posterior e os bancos fizeram a festa antes do mesmo].
O Funrural foi encampado no Regime Militar e a verba, segundo más línguas foi desviada para as “Grandes Obras” Itaipu, Transamazônica e outras. Continuei atendendo mesmo após a transformação em SUS juntamente com os necessitados nas três faculdades que lecionei.
O povo era humilde e quase pedinte, os dentes, quando presentes eram focos infecciosos; a verminose era geral juntamente com a desnutrição por falta de alimentos. A comunicação, sempre tímida e medrosa não possuía vocabulário, a morte era cotidiana para os pobres cidadãos. A situação no geral era digna de compaixão.
O operariado, por sua vez, era mal vestido no geral e o vocabulário pobre e, mesmo havendo alguma melhora em relação aos agricultores sem terras, não era importante. Era um avanço discreto.
Há doze anos estou trabalhando na Baixada Santista, coincidindo com o novo Governo. A mudança hoje é visível e alentadora; a comunicação melhorou, e muito, em termos gerais; o português falado [o escrito não testei] é coerente e com concordância e menor erro de palavras. A vestimenta segue a moda, mesmo sendo comprada em lojas de preços mais baixos, mas a noção do que se usa no momento é seguida, tanto por mulheres, como por homens.
A dentição está bem cuidada e o uso de aparelhos é freqüente, a saúde apresentou uma grande melhora, o grau de desnutrição praticamente desapareceu, bem como as verminoses. O povo está mais desinibido, alegre e saudável.
O problema de hoje é o numero de mães solteiras, que é grande, assumindo as famílias e, o numero alto de drogados familiares, portanto um problema social moderno e que atinge todas as classes, não mais uma parcela específica de pessoas sem renda e com baixa renda.
Este é um retrato do Estado de São Paulo do qual sou testemunha ocular. O engraçado é exatamente aqui que mais se reclama do Governo, não entendo.
04/03/14
Tony-poeta



Nenhum comentário:

Postar um comentário