quinta-feira, 6 de março de 2014

O PRIMEIRO

O PRIMEIRO


A televisão fazia uma chamada: “- Venha saber a primeira das frutas em valor alimentar.” Mostrava uma banca com grande variedade das mesmas e deixava no ar qual seria a líder.
Fiquei pensando na competição vegetal. Há muito tempo temos a animal, onde o leite materno lidera em proteínas sendo seguido do ovo.
 Minha duvida é: Qual a necessidade da competição? A alimentação em cada parte do mundo tem uma característica e o que é farto em um lugar muitas vezes é inexistente em outro.
Se repararmos bem, tudo visa à liderança desde a nossa infância. Dois priminhos comendo, a vó logo fala: Vamos ver quem come tudo. Os dois iludidos, além de disputar quem mais come, mesmo sem vontade, ainda vão querer saber quem acaba primeiro.
Vi mães que se o filho tirasse menos que A ia de castigo. Se não fosse o primeiro, nem sei o que acontecia.
O Barrichello fez uma das melhores carreiras que um automobilista pode fazer, foi o primeiro em numero de corridas, poles e daí por diante. Mas, não foi o primeiro da equipe. Nunca foi valorizado no País e ao contrario ganhou até música de gozação.
Na escola aprendi que o leão era o rei dos animais. Motivo de respeito, filmes e citações. Fui ler e na verdade o Rei Leão foge dos búfalos, hienas. Mas como o urro é imponente ganhou a fama, virou o primeiro.
Tudo e todos visam o primeiro: o primeiro a noticiar a morte de uma figura importante. O primeiro a citar uma noticia; o primeiro a chegar a um acidente; o primeiro a namorar a moça bonita que saiu da cidade e ficou famosa bem longe dali. Sempre o primeiro é a Tonica.
Como todos querem a liderança, a briga é inevitável. A inveja impera e a disputa do primeiro lugar atinge todos os relacionamentos sociais, até na vida do casal que está construindo uma família.
Diante do exposto, pergunto: Como fazer uma sociedade de iguais?

Tony-poeta
06/03/14
Imagem Google


2 comentários:

  1. É impossível pensar em uma sociedade de iguais, porque dado que existisse, não comportaria a exploração do homem pelo homem!!

    ResponderExcluir
  2. É impossível a existência de uma sociedade de iguais, pois se existisse, ali não seria possível a exploração do homem pelo homem!!

    ResponderExcluir