sábado, 6 de setembro de 2014

IPÊ ROXO.



IPÊ ROXO


A população sempre teve suas crendices e sua sabedoria. O uso de substancias e plantas é desde a antiguidade uma forma de medicina, atualmente um tanto desprezada.
Pelos anos sessenta, um boato gerou uma medicação da moda: A água oxigenada, falava-se que, tomando uma certa quantidade da mesma era feita uma limpeza no organismo e, a saúde era mantida. Como sempre, curava tudo, de unha encravada até câncer.
A onde passou mais ou menos rapidamente, como todas crendices sem tradição e foi substituída por uma outra mais poderosa: O Ipê Roxo. Também curava tudo.
Houve uma febre de casca de Ipê Roxo na Capital Paulista. Camelôs disputavam espaços para vender as lasquinhas da árvore. Bastava falar que determinada arvore era Ipê que imediatamente ficava descascada e condicionada nas barracas do centro, nas feiras e nas lojas de ervas.
Na Praça da Sé há pouco havia sido colocada uma estátua estilizada. Era um tronco muito alto, calculo uns trinta metros, com o ponteiro estilizando o Apóstolo Paulo. Estava há algum tempo em exibição.
Não sei como, mas alguém falou que a referida arvore era a mágica da saúde. Começou uma romaria de pessoas com facas e canivetes cortando a árvore lisa sem casca e retirando lascas para fazer o remédio. Como a situação ficou perigosa, com risco de queda do enorme tronco, este foi retirado. A moda passou e não sei da estátua. [Procurei na Internet, não localizei].
Hoje me deparo com a notícia, que cientistas da América do Norte descobriram no mesmo Ipê Roxo, uma substancia que ataca células cancerígenas.
Vamos proteger o Ipê Roxo que vai começar tudo de novo, agora cientificamente.

06/09/14
Tony-Poeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário