sábado, 15 de dezembro de 2012

ALFABETIZADO!---------SERÁ?

imagem google

ALFABETIZADO!------------- SERÁ?


 

 

Juquinha é muito inteligente. Realmente o é. Com seis anos está alfabetizado e irá cursar o primeiro ano. Já sabe ler e escrever. Pais e avós estão com justeza orgulhosos. Tem tudo para triunfar na vida. Será?

Em minha opinião, este é o maior engodo social existente. Não é saber ler e escrever precocemente que garantirá um lugar social, mesmo em se tratando de uma criança com um bom grau de inteligência e dedicação.

Toda sociedade necessita de Ordem. A insuficiência desta provocaria o caos, uma vez que cada elemento teria uma conduta diferente para uma mesma situação e, a sociedade se desintegraria. Sem ordem não há sociedade, o ser vivente é sempre individual e necessita uma hierarquia. Todos mamíferos assim o são. Cada um na vida adulta deverá ocupar uma posição determinada, com possibilidades de galgar uma posição acima. Só assim o grupo entra em equilíbrio, com satisfação e frustrações, ambas necessárias para existência do núcleo social.

Na sociedade humana a Ordem é estabelecida pela Família e Escola [esta sob a supervisão do Estado]. A Família moderna pouco tempo dispõe para contato com os filhos, dada à vida atual, ficando a orientação a cuidado da Escola. [Uma orientação incompleta, diga=se de passagem; uma vez que a escola não assume a Tutela como nas Madrastas da Sociedade Mulçumana e não tem Tutor individual como na antiga Grécia e Roma, onde Alexandre, O Grande teve a tutela de Aristóteles e Nero de Sêneca, só para exemplificar.].

Cabe ao Estado, por meio de seu estatuto orientar a educação que deseja a sociedade, é aí que pode haver manipulação; uma sociedade inculta se torna facilmente direcionada e passível de se submeter a uma ordem que vise: não ao bem comum e sim as conveniências do poder dominante.

Como o pequeno aluno vem com os louros de saber ler e fazer algumas contas, muito aplaudido pela família, o governo abre mão de outros aprendizados e o curso fica baseado em ler e contar. A carga horária para ciências, história, geografia, artes, sociologia e filosofia, estas duas últimas nem sempre incluídas no currículo, é ridícula e insuficiente.

 Saber ler e fazer contas supre, na visão do governo, os requisitos mínimos para um trabalho em escritório ou telemarketing. Falar e passar e-mail sem erros e fazer contas básicas resolve o problema da mão de obra não especializada do Capital.

Os que conseguem avançar, sem base ou hábito de leitura, seguem limitados; vemos profissionais de nível superior, respeitados em sua área, com pós-graduação, mas sem um mínimo de Cultura Geral, uma vez que não venceram o direcionamento inicialmente imposto.

Ler e fazer continhas aos seis anos é muito bom, mas os pais e a sociedade devem inspecionar e exigir que o aprendizado seja completo, caso contrario a pequena criança, no futuro será apenas uma mão de obra farta, alienada e barata a disposição do Capital.

 

Tony-poeta

15/12/12

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário