terça-feira, 14 de maio de 2013

COMER INSETOS: solução ou regressão?



 

COMER INSETOS – solução ou regressão?



A FAO órgão da ONU acaba de ter uma ideia genial. Vamos dar insetos aos pobres.
Não que no momento faltem alimentos. Tem o suficiente, mas a sociedade capitalista cobra pelos mesmos, o que muitos acham justo. Tem ainda o problema de distribuição, em lugares distantes fica muito caro levar a produção.
Vi recentemente um documentário que versava sobre povos “primitivos” onde o grupo saia com todos seus membros homens, mulheres e crianças coletando o que encontrasse, incluindo os insetos. Isto na região da Nova Zelândia em tempos atuais. Realmente se alimentam de insetos.
Olhando bem, o estágio anterior ao de coletores, quem sabe na antiguidade associado, era de antropófagos. Foram encontrados grupos comedores de carne humana até principio de 1900, quando foram civilizados e proibidos de se alimentar do próximo.
A espécie humana é uma das únicas espécies no reino de animais superiores que se alimentam da própria espécie, nem no grupo de outros primatas, pelo que li existe tal hábito.
Com a agricultura e a pecuária o habito de humano se alimentar de humano foi abandonado uma vez que as novas técnicas permitiram alimentos fartos e acessíveis.
As florestas foram derrubadas e transformadas em lavoura e pasto. Nasceu à civilização e com ela o automóvel, que consome gasolina.
Atualmente o petróleo está se escasseando, motor a agua e a ar não seria viável, pois também há escassez de agua, que foi poluída e, o ar tem cada vez menos oxigênio, dado o número de partículas lançados, é a poluição atmosférica.
Foram descobertos os combustíveis vegetais. Isto fez que os bois começassem a ser retirados dos pastos para se plantar cana, soja, milho e tudo que pudesse virar álcool ou biodiesel. Alegaram que o peido dos bois provocava efeito estufa e estes foram confinados para proteção do planeta.
Atualmente, toda terra agricultável é eletiva para produzir combustível, com isso se faz necessário diminuir lavouras de uso humano; vamos comer insetos e proteger as plantações, ao mesmo tempo em que damos proteínas a nossos cidadãos. Este é o pensamento atual.
Até implementar tal ideia, a população da terra já estará em dez bilhões. Vão sobrar humanos. Será que voltaremos a ser antropófagos?

Tony-poeta
14/05/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário