segunda-feira, 10 de setembro de 2012

EXERCICIOS PARA HOMENS IDOSOS


EXERCÍCOS PARA HOMENS IDOSOS


 

Um dos grandes problemas no tratamento médico é o idoso aposentado. As mulheres, habituadas a cuidar do corpo, não apresentam grandes problemas em fazer uma dieta correta, uma caminhada ou frequentar a academia ou a hidroginástica. Coisa que os homens relutam e, muito. Então aparecem no consultório, obesos, completamente sedentários e o pior com dor em todas juntas, não conseguindo nem se agachar para pegar um objeto que caiu ao chão.

Caso tenham uma condição boa de vida, já compraram uma bicicleta ergométrica do ultimo tipo, que basta acoplar um aparelho dá para realizar teste ergométrico, como nos laboratórios de análise; a seguir uma esteira com as mesmas características. Ambas são usadas nos primeiros três dias e, a seguir tornam-se cabideiros onde são colocados agasalhos, guarda-chuvas, bolsas e sacolas.

Normalmente percebemos certa irritação nos mesmos. Vem acompanhado das esposas, que já tendo o obrigado a fazer todos os exames que o convênio permite, estando todos negativos começa a aplicar a terapia comadre-internet. Torna-se proibido tudo Comer: aumenta o colesterol, beber: seu aperitivo dá esteatose, e já deu o primeiro grau no Ultrassom. Fumar: dá enfisema, ou seja, tudo está proibido, só resta dormir e ver TV ou espiar escondido da família piadinhas sexuais na Internet.

O que pode nortear o tratamento é o BOM SENSO. Coisa difícil numa consulta do SUS ou do convenio. [A organização Mundial de Saúde; estabeleceu o tempo máximo de 15 minutos para uma consulta, no último levantamento que vi: Na Espanha; o atendimento não chegava em 6 minutos e havia demanda para abaixar o tempo, muito semelhante a nosso País] Cabe, portanto algumas dicas para os familiares.

1º - Numa sociedade Patriarcal, como viveu nosso idoso, ser mandado é a mesma coisa que taxá-lo de incapaz. Pode provocar revolta ou, se tiver que aceitar por fatores diversos levará a um quadro depressivo.

2º - A aposentadoria é sempre uma agressão à pessoa, mesmo após 35 anos de serviço. A Exclusão voluntaria ou por idade gera um não pertencer social. É fator de doenças psicossomáticas ou depressão. O que o novo idoso faz depois da aposentadoria, deve ser elogiado e incentivado. Um novo trabalho, mesmo muito inferior ao que realizava deve ser estimulado.

3º - Todos temem a morte, pois temos medo do desconhecido e esta o é. Lembre-se que as mortes de parente, conhecidos e amigos, que inevitavelmente acontecem com a idade, sempre serão traumáticas. Normalmente o homem não demonstra. Uma das maneiras de tratar este “luto camuflado” é conversar sobre fatos que envolveram o amigo que se foi. O luto conforme a psicanalise, só se resolve com a repetição de lembranças. Lembre sempre fatos alegres e pitorescos dos falecidos.

4º - Salvo em caso de alguma doença, hipertensão ou diabetes, o que esta pessoa sempre se alimentou não fara mal agora. [ela sempre comeu e não fez mal.] Não proíba a alimentação por informações falsas e não confirmadas.

5º - O álcool ocasional não é prejudicial, se se tornar diário: é melhor avaliar um componente de depressão, que está se instalando, ou verificar se foi perdido todo e qualquer objetivo de vida, ao invés de reprimir. O que sempre será agressivo; procure incentiva-lo a atividades que poderão lhe dar prazer. [O prazer é o dele, não do acompanhante. Nem tudo que eu gosto ele vai gostar, respeite o gosto de quem está sendo cuidado.].

6º - O cigarro, sabidamente prejudicial à saúde, é para quem sempre fumou uma fonte de prazer, isto está provado. Não existindo nenhuma doença palpável, não será agora, depois de tantos anos que fará mais mal. Incentive-o a diminuir a quantidade, mas não faça proibição taxativa, que fatalmente interferirá na qualidade de vida do mesmo.

7º - A pratica de exercícios, que realmente terá efeito terapêutico nas dores articulares e de coluna, bem como na agilidade de movimentos e marcha deve ser conversada demoradamente e, a opinião deste deve ser levada em conta. Há resistência para quem nunca fez exercício em grupo, de realizá-lo. Geralmente esta geração acha “frescura” exercícios na piscina. Lembre-se da caminhada, fácil de realizar em qualquer cidade ou a academia, mas exigem companhia. O objetivo é, portanto encontrar um companheiro ou um grupo para esta tarefa. Pode ser demorado, mas acaba se achando. Exercícios solitários são abandonados rapidamente.

8º - Lembrar sempre: Cuidar não é ordenar e sim compreender e ajudar. A vida humana só é plena pelo cuidado.

 

10/09/12

Tony-poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário