quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

OBJETIVO DE VIDA

imagem google

OBJETIVO DE VIDA


 

Conversava sobre o pequeno cão da vizinha, o animalzinho apresentava, segundo o veterinário, um câncer na garganta e, havia sido sugerido seu sacrifício; dado o grau de sofrimento imposto pela doença. Outro profissional seria consultado para confirmar o trágico veredicto.

Foi aí que me ocorreu a pergunta:- Qual o objetivo de vida deste animal?

Como é habito da espécie humana, tudo tem que ter um objetivo traçado e a ser alcançado. Como seria este, num animal que convive com outra espécie, a nossa, tendo que se adaptar a outros hábitos?

Creio que o animal se habituou; aprendeu o modo de vida humano, mesmo com comportamentos estranhos a ele; fez seus horários de brincar, comer, dormir e ser agradado, coisa que se for esquecida ele vem exigir, até com certa insistência. Tem momentos alegres onde abanando o rabo, com vocalizações e gesticulações, faz festa; momentos que se isola, como que pensando em si e, também momentos, onde desagradado por alguma razão se torna malcriado, urinando ou evacuando em locais não apropriados em sinal de protesto.

Quando compro um presente para ele: Ou um alimento que gosta, ou uma bolinha para jogar, ele demonstra espontaneamente alegria, ou devorando avidamente o alimento, ou levando o brinquedo à proteção de sua casinha. Realmente criou hábitos muito semelhantes aos nossos.

Mas seu objetivo de vida? Não há? Existe sim, é o mesmo de todo ser vivo. Tendo um abrigo, não importa qual; alimento, companhia: [Nenhum animal vive solitário, sempre pede outro a seu lado, li um artigo que baratas, isolando um elemento, este entra em depressão].  Se possível outro animal da mesma espécie, para que possa copular e perpetuar a linhagem; tudo mais é acessório. O objetivo de vida é apenas viver. O restante é criatividade adaptativa, detalhes para ter mais conforto, ou seja, supérfluo.

Isto vale para qualquer animal, inclusive ao homem. Muito do que reclamamos não tem o mínimo sentido. É bom pensar!

 

05/12/12

www.tony-poeta.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário