sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SOCIEDADE PERFEITA - pensando bobagens


SOCIEDADE PERFEITA


Serie: pensando bobagens


 

 

Eu, e todo o mundo reclamamos que a sociedade não é perfeita.  Continuamos a brigar em casa, no trabalho; os políticos brigam entre si, os países fazem guerras. Enfim uma balburdia total, absolutamente distante de algum grau de perfeição.

Mas como seria a sociedade perfeita? Nunca li. Já vi conselhos para melhoria dos Humanos, mas o tema perfeição, não me lembro de ter lido.

Vamos pensar.  Uma sociedade para ser perfeita tem que ser fraternal. Tem que haver fraternidade e uma igualdade total. O tema da Revolução Francesa. Meio difícil de acontecer com sete bilhões de habitantes. Já esta complicando. Teríamos que pensar no Apocalipse onde morrem um terço, mais um terço e assim por diante. Fica bem pouca gente.

Se a sociedade se restringe, por genética após um período de tempo, todos os habitantes serão parecidos. Teríamos uma sociedade de pessoas quase iguais. Não haveria disputa de beleza, obsessão pelo físico sarado, e outras artimanhas que fazemos para chamar a atenção, por exemplo: joias, tatuagens etc. Portanto seria uma sociedade de pessoas semelhantes.

A ciência já teria evoluído a ponto de todas as doenças deixarem de existir. As genéticas teriam sido corrigidas, as infecciosas encontrariam barreiras. Por exemplo: um dispositivo do tamanho de um botão emitindo ondas, de modo que vírus, bactérias, insetos não se aproximem e, não agrida os outros seres vivos. Viveríamos totalmente nossa programação biológica hoje estimada em cento e trinta anos.

Como não agrediríamos outros seres vivos, nossa alimentação obrigatoriamente tem que ser mudada. Hoje na nossa vida orgânica, ser vivo se alimenta de ser vivo. Nossa comida seria sintética, a partir do inorgânico, balanceada. O exatamente necessário para nossa saúde. Por exemplo, pílulas.

Todos os seres vivos estariam protegidos dos homens. Como creio que esta sociedade imaginária vai demorar muito: os seres vivos, pelo menos as espécies mais próximas aos homens, já se desenvolveram com algum sistema melhor de comunicação. Caberia a nós orientarmos e protege-los. Creio se encaixar neste grupo: os cães, os gatos, os ratos, as baleias, os golfinhos e os elefantes. O tempo todo seria orientado a não destruir o meio ambiente como fizemos.

Até aí tudo bem. Estamos evoluídos, sem doenças, respeitamos a natureza e os animais. A sociedade ficou composta de poucos elementos. Vamos para a fase seguinte.

Todos os seres já iguais na aparência devem ser iguais em pensamentos. Um não pode desejar nada do outro. Os seres estariam num estado de perfeição e estabilidade que não teriam desejos. É a tese de Sidarta no Budismo.

De inicio, não haveria moda, Não teria nenhuma vantagem ser diferente. As roupas seriam iguais, bem como as moradias. Não haveria ciência nem filosofia, a sociedade já perfeita não teria mais o que inventar e nem desejo para tanto. Propaganda, nem pensar. Para que? Romance e poesia nem passariam na cabeça do cidadão. Não haveria fantasia. Não consigo imaginar de que conversariam.

Como a sociedade está em equilíbrio, cada óbito aos 130 anos seria reposto por uma nova criança. Como não existe desejo, o óvulo seria fecundado em vitro e a gravidez em incubadora. Como disse Lacan: Não há relação sexual. Além de depender do desejo, sem ele seria considerada suja. Realmente não haveria sexo.

A criança não teria pai, nem mãe.  O que não faria diferença. Todo o mundo é igual. Como todos são evoluídos, a sociedade se encarregaria de criá-la e daria todo amparo até a idade adulta.

Pensando bem, é melhor ficar imperfeito e aguentar as brigas. Boa Noite.

 

26/10/2012

www.tony-poeta. blogspot.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário