quarta-feira, 22 de maio de 2013

HONESTIDADE ESTÓICA



HONESTIDADE ESTÓICA



Os estoicos, doutrina filosófica posterior a Platão, teve grande influencia inclusive no Império Romano.  Durou até o Cristianismo se instalar em Roma, quando foi extinta e seus livros destruídos em sua totalidade.
Um dos pilares de sua doutrina era a Ética. Acreditavam que o comportamento do homem tem que ser reto e voltado para a justiça.
Como conciliar tal comportamento com uma sociedade que insiste em vantagens pessoais, atitude característica do homem em todas as eras?
A solução era dada na iniciação, onde o novo membro era colocado ante a seguinte situação:
Você tem que vender uma propriedade. Porém a propriedade está contaminada por uma doença [portanto está de quarentena] e o escravo [o escravo na época pertencia à propriedade] fugiu [capturado seria devolvido a seu lugar, ou seja, a propriedade] qual a atitude ante o comprador?
Você fala da contaminação e a fuga do escravo de imediato, ou espera o comprador perguntar e responde somente se for indagado?
Não há uma resposta para esta pergunta. A primeira observação que podemos fazer é que não é aventada, em nenhuma hipótese, a opção MENTIR. Não havia esta possibilidade entre eles.
Olhando melhor vemos que a pergunta refere-se ao posicionamento perante a sociedade; se ao apresentar a venda colocar o problema, a infecção e o escravo, certamente esta não se realizará e, o vendedor será motivo de chacota na sociedade da época, vão chama-lo de asno, já que necessita do dinheiro.
Se só se manifestar quando perguntado, apesar da omissão a sociedade o taxará de esperto, porém de habilidoso nos negócios.
Podemos notar que ambas as preocupações referem-se a: como ser honesto ante a sociedade. Na verdade o problema insolúvel é colocado como advertência, a honestidade pessoal não pode ignorar o meio social em que o agente está inserido, senão este será burro ou omisso. E ressalva que a mentira em nenhuma hipótese é admitida, este é o jogo da vida.
O problema insolúvel é colocado, para ficar sempre presente na mente de cada um em cada atitude social que se deparar.
Pensem nisto, realmente é um problema.

Tony-poeta
22/05/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário