terça-feira, 25 de junho de 2013

CUIDAR



 
imagem google

CUIDAR


A grande função da medicina, tanto dos médicos como das especialidades auxiliares: Enfermagem, Fisioterapia, Bioquímica e ouras mais é o cuidar; o restante é acréscimo a esta arte.
Tanto a religião como a filosofia tem um ponto de concordância o corpo é o objeto da vida, seja ela apenas mero efeito ou espirito.  O nascituro recebe como objeto um corpo e este tem que ser cuidado para que cresça e reproduza, eternizando a espécie.
Na hora que o cuidado com o corpo falha vem à doença, é a hora que podemos ajudar. Todo e qualquer tratamento começa pelo cuidado. Enquanto hoje a medicina com seu avanço trabalha com aparelhos e drogas de rápida ação e eficiência, um xamã no meio da mata cura seus iguais com palavras estranhas e uma cortina de fumaça. São duas maneiras de ajudar o ser que adoeceu a cuidar de seu corpo-objeto e voltar à forma ideal. Quando um doente começa a se recuperar o comentário é: - Está reagindo!
A relação médico paciente é o elemento básico em qualquer tratamento, um relacionamento frio, mesmo com toda a tecnologia pode não fazer esta ligação vida-objeto e fracassar.
Todos irão um dia morrer, é a regra. Mas enquanto houver uma fagulha mínima de vida, o cuidado é a exigência; tanto do ser com seu corpo; como daquele que exerce a função de curador fazendo esta ligação, pois esta é realmente a vida.
Viver é a ligação do ser com seu corpo, mais nada.

Tony-poeta
25/06/13



Nenhum comentário:

Postar um comentário