sexta-feira, 29 de março de 2013

PEC DAS DOMESTICAS, PORQUE INCOMODA



 

PEC DAS DOMÉSTICAS, PORQUE INCOMODA?


Duas manifestações pessimistas chamaram minha atenção no facebook. Duas senhoras de classe social privilegiada [ricas] se manifestaram preocupadas com o PEC das domésticas e, manifestaram sua apreensão de forma não muito clara, o que era esperado para quem não é habituado a falar desta classe pobre da população.
Mas, o que incomoda?
Se olharmos com vagar, veremos que o propalado desemprego não será tão importante. Esta população tem seus meios de, em outras fontes conseguir a miséria que ora recebem. A maioria das domesticas tem condições de se empregar como diaristas ou fazer pequenos bicos no mercado informal e, dada a baixa remuneração atual, não haverá grandes alterações de ganho na ultima categoria a ser libertada da Casa Grande.
As empregadas da classe mais rica, com raras exceções, recebem bem acima do salário estipulado, portanto sem fatores de preocupação.
Quem na verdade receberá toda a pressão é o Governo, em seus três níveis [federal, estadual e Municipal], independentes de cor partidária. Pelo seguinte:
Boa parte de quem emprega uma pessoa como domestica [creio que a maioria; não possuo esta estatística] são trabalhadores da classe média, onde colocando uma pessoa em casa podem ter seu ganho e manter um determinado padrão de vida, razoável, sem luxo.
Portando, se as domésticas libertadas do ultimo resquício da escravidão do País levarão algum tempo para se adequarem a nova situação, elas o farão por conta própria, quem vai necessitar de auxilio é outra parte da classe laborativa [professores, secretárias, pequenos liberais, pequenos comerciantes] que ficarão dependentes do apoio do Estado para trabalharem e se manterem.
Esta demanda se dará principalmente em Nível Educacional, ou seja: creches, maternal, escolas para primeiro e segundo graus. Se a estrutura atual já é precária, esta nova demanda formada por pessoas exigentes: [lembre-se que se retirou o filho de dentro de casa para colocar numa Instituição], trará uma demanda realmente custosa.
Inicialmente estas escolas não poderão ter férias e serão obrigatoriamente de tempo integral. O número de estabelecimentos tem que aumentar significativamente, demandando novas construções. A exigência quanto à especialização dos profissionais que irão cuidar de seus filhos será constante, isto significa mais profissionais com salário adequado [o que não se vê hoje] O método pedagógico será cobrado, o que levará a estudos contínuos com pedagogos, psicólogos e outras áreas a fins, também custoso. Teremos uma verdadeira revolução de ensino, com significativa melhoria. Bom, mas Caro.
O Idoso também demandará atenção, ou com o Sistema Hospital Dia ou com Home CARE, uma vez que muitas das pessoas que trabalhavam como doméstica cuidavam de idosos. Forçosamente teremos a contratação de pessoal da área médica e também construção de espaços para acomodação dos mesmos. Neste caso também afetará os planos de saúde, que terão de oferecer este serviço a seus benificiários.
Como sabemos a Classe Dominante composta por Indústria, Comercio e Imprensa detesta que o Governo gaste. Vimos na Bolsa Família um protesto geral deste seguimento, contrário a pequena despesa do beneficio. [pequena mesmo, em porcentagem do orçamento], alegando ser contraria a dar e sim ensinar a pescar, certamente após o treinamento para a pesca venderiam a vara. [Pode ser que não o fizeram anteriormente no Poder pelo fato dos futuros pescadores não terem dinheiro para os ditos caniços]. Vimos também no Julgamento Televisivo do Chamado Mensalão, o número impressionante de pessoas de Classe alta que procuram o Gabinete do Ministro da Casa Civil, equivalente a Primeiro Ministro em outros Países.
Esta ojeriza por gastos do Governo tem sua explicação: Grande parte da Produção e dos Negócios deste País tem como destinatário o Governo. O Governo compra; paga em dia, não pechincha e se o artigo tiver algum problema será ele o culpado, com o produtor escudado atrás do Poder Central. Como se diz na Linguagem Popular:” Todos querem mamar nas tetas do Governo”
Quanto mais caixa tem o governo, melhores negócios. Esta é a ojeriza. Pouco dinheiro, pouco lucro.
Felizmente a escravidão acabou de ser abolida, agora começou a Guerra de como suprir a tarefa destes funcionários tão desprezados e absolutamente necessários.

30/03/13
www.tony-poeta.blogspot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário