sexta-feira, 26 de agosto de 2016

VIDA E CUIDADO

Imagem Google
VIDA E CUIDADO

Cada um traça seu caminho, a vida é um caminho que se bifurca, novamente bifurca e jamais encontra uma avenida reta que leva a um fim determinado.
Olho o vaso florido de margaridas. Chegou em botões, secaram as flores e eis que novos botões e novas flores apareceram. Pode ser que volte a mesa da sala onde estava anteriormente, mas no momento encontra-se no terraço esperando os beija-flores. Secará novamente e ressurgirá com outras flores quiçá no mesmo lugar, ou em outro, tanto faz, enquanto houver terra fértil e água o ciclo de flores que nascem e morrem perdurará.
Assim também é a vida e seu caminho, não importa a mesa ou o terraço, não importa se ao lado existam roseiras ou gerânios, o vaso com suas flores persistirá.
Tudo é vontade. Nada acontece ao acaso. Tudo é escolha.
A vida, com suas fases tem seu tempo como as flores: a infância é a descoberta, a juventude o arrojo, a idade adulta a obrigação e a velhice é apenas resultado de todas fases.
Em um casal, por mais que exista o compartilhamento, cada um tem sua direção. A vontade é individual, não coletiva. Cada qual a seu modo traça seu rumo e arca com as consequências. Não há acaso, há determinação individual. Ninguém ilude ninguém; pode apenas haver sonhos e fantasias que confundem, mas o caminho é de cada um.
Não culpes ninguém, você escolheu e arca com o resultado. Não há sujeito oculto, tudo é visível e claro. Defeitos não aparecem como odores putrefatos, a carniça sempre esteve junto ao perfume, apenas a sensibilidade seletiva sente um ou outro.
Os caminhos se bifurcam individualmente. Para trilhar o mesmo caminho apenas o sapato do cuidado com o outro leva ao mesmo rumo. Cuide! Se faltar o cuidado, se confundir o cuidado com ilusões individuais, rancores intensos com passageiros deslizes [ deslizes todos tem], engodos como se fossem verdadeiros; se a ilusão pessoal ou social ultrapassar os objetivos, a sequência será desastrosa e o caminhar pedregoso ou impossível.
Viver é nascer e morrer a cada instante como o vaso de margaridas, a arte é apenas cuidar.
26/08/16

Tony-poeta