quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PROFESSOR ASTROGILDO E A FÍSICA QUÂNTICA.

PROFESSOR ASTROGILDO E A FÍSICA QUÂNTICA.
imagem Google

Professor Astrogildo, pacato e metódico, professor aposentado, se achando no final da vida com seus sessenta e cinco anos após receber uma carteirinha de idoso que o deixou muito preocupado, buscava entender o que é o tempo, tentando compreender a vida que, na sua cabeça, estava se esvaindo rapidamente.
Comprou livros e, com muito tempo livre, começou a pesquisar na internet. Certo dia achou um artigo: O tempo e a física quântica. Mesmo sendo professor de geografia e nada entendendo de física foi com toda avidez possível procurar uma luz para sua dúvida.
Leu: “Se olharmos demoradamente o tempo, ele para”. Achou absurdo, mas ponderou: - Estava escrito e foi objeto de pesquisa. Como? Foi ao jardim. Sempre ficava rodando as plantas para pensar.
Hora vai, hora vem até que uma lembrança veio a sua cabeça. Há algum tempo leu um artigo sobre Cabala, a qual acreditava de excepcional sabedoria judaica, que dizia com toda convicção que: “Se um escriba ao copiar a escritura sagrada errasse uma única letra, todo o Universo se desmontaria”.
- É contraditório, pensou. Continuou com o problema martelando na cabeça, inconformado por não entender. Nunca gostou de admitir que a sua Inteligência falhasse, aliás, isto seria um comprovante da própria velhice. Continuou a andar.
- Agora estou com duas dúvidas, continuou a meditar, a quântica e a cabalística.
- Eureka! Eureka! Eureka! Começou a gritar subitamente como filósofo de Atenas, achei a solução. Mas é óbvio.
- É a Paixão. Mas é lógico! Estava na verdade lembrando de Rosinha, a única namorada e seu breve namoro no sofá da sala da casa dela, no beijo que deu quando a quase futura sogra foi busca um suco.
- É a Paixão, repetiu convicto. Já senti uma vez...
- Na hora que beijei Rosinha, quando meus olhos se fixaram nos dela, nada falamos, tudo parou. -Parou o tempo, não havia mais mundo nem hora, estávamos no éter, no Olimpo, no espaço. Realmente parou o tempo...  Até chegar a letra errada. Megera da Dona Inês! Falou: o que é isso aí?
A letra errada da cascavel desmontou o mundo, nunca mais vi Rosinha. Ela ficou na terra e eu na lua. Até que não teve mais jeito e, virei um cometa andando sozinho no espaço.
Foi pesquisar outro assunto.

23/09/15
Tony-poeta.





NAMORADOS

NAMORADOS
Imagem Google

Sombras que vibram
Corpos sólidos
Dança frenética
Andar cadenciado...
Sonhos
Concreto é paisagem
Chão de asfalto
É outro mundo.
Voam... voam...
Delírios
Amor e sexo.
Ao lado a multidão...
Confusos...
Embevecidos...

23/09/15

Tony-poeta

terça-feira, 22 de setembro de 2015

ABSINTO

ABSINTO
Imagem Google

Nunca tente forçar a utopia.
Não queiras que habite a terra.
Pois,
Ficarás louco como os poetas
Aturdidos pelo ocaso.

Deixe que ela viva ao acaso
Das passagens ligeiras no planeta.
Beba!
Beba aguardente em sua companhia
Ficarás louco como ela
E poderás conversar...
Na linguagem do traçado estarás com ela,
Verás que estás certo,
[-Todos te acharão errado. ]
De longe
Verás pessoas trombando
Achando que é amor...
Cegos!
O amor apenas existe
Num trago de absinto
Acompanhado da utopia.

22/09/15
Tony-poeta



domingo, 20 de setembro de 2015

COMUNISMO


 

foto Google
COMUNISMO

 

A palavra comunismo antecede Marx a séculos, pelo menos isto é o que dá para deduzir nos livros de história.

Quando a exploração dos mais fracos ficou mais nítida na Revolução Industrial e os trabalhadores da Terra foram expulsos para dar lugar as ovelhas, o que levou a criação hordas de pessoas sem casas nem terra para seu sustento; enquanto o Capital seguindo a opulência que vinha se acumulando em cada novo império e cada nova guerra, onde um homem domina outro homem, bateu o saudosismo.

Este saudosismo, que existe até hoje, de retorno a uma vida simples, em contato coma natureza e com um grupo familiar unido, ou seja, o retorno ao campo, recebeu o nome de comunismo na utopia de retorno a uma forma harmônica e de respeito a natureza.

Todas as classes sociais sonham com este retorno, muitas enquetes publicadas pala imprensa colocam que: a maioria da população, independente de classe social sonham com uma vida mais adequada ao planeta.

O trabalho sociológico de Marx apenas aponta a ganancia do capital e a sucessão de crises econômicas entre as nações, mostrando as distorções do sistema de acumulação.

Este sistema [de acumulação] não tem nenhum sentido dada a brevidade de nossa existência: acumular excedentes para quê?  A vida é muito breve e fora de nosso controle, aquilo que acumulamos em excesso jamais nos poderá ser útil. É nessa análise que a obra sociofilosofica caminha, sendo base para todas linhas sociológicas de direita e esquerda.

A luta de classes está presente em todas discussões das redes sociais, cada um se posicionando conforme a classe que seu ego se identificou. A batalha das redes sociais está implicitamente enquadrada na obra do Grande Pensador. É real.

Se o que diferencia o homem dos animais é a fala mais complexa [ grandes primatas, golfinhos, baleias tem fala rudimentar], esta propiciou que o animal homem escrevesse sua história, pena que poucos a tentam entender, onde para maioria é apenas uma matéria chata de curso básico e preferem seguir uma posição ideológica, aliás, Marx que definiu em seus estudos com grande saber a diferença de ideologia e utopia.

A palavra comunismo é muito antiga e se refere a uma reflexão a um paraíso perdido, que tem que ser pensado historicamente.

BOM DOMINGO!