sexta-feira, 18 de setembro de 2015

INSTINTO HUMANO


 

INSTINTO HUMANO.

 

 

 

Nos livros sobre origem da religiosidade dos povos, me chamou atenção a Teoria da Criação do Homem na antiga China. Ao invés de deus fazer um único homem de barro, como é a crença Ocidental, no Oriente acreditavam que deus havia feito dois seres: um de barro amarelo, que seria a nobreza, outro de barro preto que seria o povo e os escravos.

Há aproximadamente quatro mil anos os Orientais já dividiam os humanos em classes.

A divisão vertical, característica da divisão de classes, é encontrada em toda natureza nos animais que se agrupam em sociedades, sendo marcante nos mamíferos. Sempre é rígida, com cada categoria se acomodando e se subdividindo de modo que, nunca haja dois elementos na mesma posição.

Na espécie humana, apesar de enganosa diferença, esta divisão continua a existir. 

A dificuldade de repartir com os mais necessitados, tão enfatizada na Bíblia Cristã, é encontrada em todos os povos estudados recentemente pela antropologia.  Existe uma constante que vemos na nossa imprensa hoje, tanto no abrigo aos refugiados de guerra, como nos programas sociais dos diversos governos, sempre motivo de polemicas, demonstrando uma clara divisão e não aceitação pelas classes que se colocam em patamares superiores.

As guerras territoriais, por outro lado, que motivam o êxodo destas populações famintas é vista em todas sociedades de predadores, incluindo insetos, com a destruição física do local e migração de famintos apátridas. Também a temos na humanidade, basta lembrar dos livros de história onde vemos que, após um exército derrotar um povo, a seguir o mesmo salga a terra para destruição total da população.

Nós humanos acreditamos que somos o centro do Universo há muito tempo, fruto de nosso arraigado etnocentrismo e, sendo assim, só temos instintos ao nascer e ao mamar, após isto chega a ser sacrilégio falar de instinto humano, já que não se enquadra na classificação da moderna etologia.

Pessoalmente não concordo com a afirmação, os instintos se aprimoram, evoluem junto com as civilizações e o que vemos nos pequenos e muito breves exemplos citados, não passam de ações instintivas em evolução.

Se quisermos resolver os problemas dos estupros, criminalidade e guerras temos que considerar este aspecto animal altamente presente em nós mesmos, caso contrário nunca teremos uma solução plena a nossos problemas. 

Uma vez conhecida nossa parte instintiva, poderemos ter material capaz de trabalhá-la e encontrar meios de atenuar os problemas apresentados, senão estaremos esmurrando no escuro e corrigindo efeitos, após o estrago já ter sido realizado.

Falta um estudo aprofundado na questão do Instinto Humano, sendo o mesmo vital para o aprimoramento social.  

 

18/09/15

Tony-poeta

 

 

 

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

LEMBRANÇAS DA JUVENTUDE


 

 

LEMBRANÇAS DA
JUVENTUDE.

 

Certo dia perguntei a meu pai sobre os antepassados:  - Quem sabe fossem pessoas importantes na Europa? Será que sobrou alguma herança? E mais um montão de fantasias que a mente da juventude sempre traz à tona.

- Não aconselho, disse ele, poderás encontrar piratas, ladrões e presidiários caso fuce onde não é devido. De minha parte sei até meu avô de quem já te falei. Já está bom.

Hoje, com a idade que avança, sei que ele estava certo. Poderemos achar pessoas importantes, talvez? Mas certamente acharemos muita gente desagradável nos transmitindo genes. Vamos pensar:

Estes dias localizaram mais uma espécie de homo. Passa de uma dezena o número de ancestrais extintos da nossa espécie. Como desapareceram?

Foram mortos e aniquilados, certamente! Lembremo-nos que éramos antropófagos até pouco tempo. A luta para manutenção da espécie era de vida e morte, não havia mudança genética que se perpetuasse se não fosse em guerra [aliás até hoje nossa espécie não passa um dia sem guerras]. É claro que para sobreviver meus ancestrais tiveram que lutar e matar.

Apesar das religiões, num gesto louvável, pregar que os mansos e puros de coração serão os escolhidos, no real de nosso mundo não são eles os sobreviventes; quem sobrevive é o que rouba, trapaceia e mata. Esta é minha e nossa herança.

É melhor deixar quieta esta lembrança da nossa ancestralidade; salvo para estudiosos que tentam corrigir a humanidade futura. De resto é uma arriscada curiosidade.

 

17/09/15

Tony-poeta

terça-feira, 15 de setembro de 2015

ORGÂNICO

ORGÂNICO
foto pixabay.com

Na terra
Tudo que é orgânico
Já teve vida.

As manhãs de tempestade
Contam a história do lugar.

Guerras e amores
Sempre voltam.

Quando varremos o chão
Varremos lembranças.

A chuva a seguir
Cala e remove lembranças.
É apenas um choro do passado.

15/09/15

Tony-poeta