sexta-feira, 7 de junho de 2013

solidão - crônica



 

SOLIDÃO


Solidão não é a ausência de pessoas a nosso redor, mas sim é a indiferença frente a nossa presença.
Somos solitários nas ruas das grandes cidades, no Metro superlotado, na fila do banco. Conseguimos ser solitários até numa festa e num evento social; basta ninguém nos notar, e mesmo entre pessoas nos agoniamos e temos vontade de sair, sumir.
Quando nos arrumamos de manhã, tanto homens como mulheres, nos olhamos ao espelho, esculpimos nossa feição, alguns até esboçam um sorriso. Temos de ser agradáveis. As mulheres escolhem dez roupas e vinte sapatos até a combinação perfeita e satisfação de seu gosto. Todos esperam ao chegar à calçada e encontrar alguém com ar amistoso lhes dirigindo Bom Dia, com um sorriso e afeto.
Até o ódio nos faz presente, pois como no amor nos faz notado. A solidão é a companheira da indiferença, nela não existimos, não somos humanos, não há trocas nem alteridade.
Solidão é não estar, estando. Não pertencer em um local que nos é querido e familiar. É uma ausência presente. Mesmo quando nos sentimos solitarios em nosso aposento, não conseguimos visualizar outras pessoas a nosso redor, não há vida em nossa volta.
Solidão é a agonia do não ser.

07/06/13
Tony-poeta

MEU AMOR - soneto



 

MEU AMOR


Não quero amor efêmero
Que se acabe ao amanhecer
Quero curtir meus sentimentos,
Mantê-los: este é o viver!

Afeto não é só momento,
Raia a aurora vai-se embora,
O amor tem envolvimento
Segue o rumo, se demora.

Se a vida é breve e furtiva,
Que o amor seja prolongado
A chama, só é sempre viva
Tendo alguém a meu lado.

O amor é uma poesia,
Ressoa n’alma todo dia.

07/06/13
Tony-poeta

quarta-feira, 5 de junho de 2013

AMOR E MEDO



 

AMOR E MEDO


Entre o amor e o medo vamos caminhando, não há momentos de pausa ou descanso, caminhamos entre duas forças, uma ou outra prevalece em algum momento, mas sempre atuantes se alternam, nos levam e trazem do sorriso ao desalento.
Quando o amor na força e potencia, age vibrante em nossa relação, te procuro, me procuras; esta força que induz a caminhada; faz não ter nenhuma ansiedade; faz a luz, induz ao sexo. É potencia e sequencia é a caminhada e a criação.
Mas o medo que se encosta, retrai , inibe a ação: é o tesouro mais bonito de uma relação, no aconchego de dois corpos carinhosos, medrosos e amantes, as caricias e os sussurros que acalmam, clamam a razão, tentando afastar inseguranças e, nos beijos e doces carinhos dissipam travas; trazem paixão.
Entre paixão e sexo vivemos, não percebemos os fantasmas que sorriem, jogam dados descontraídos esperando a vez de atuar ou com amor, ou com paixão.

Tony-poeta
05/06/13

MEIO AMBIENTE E ANTROPOCENTRISMO



 
FOTO GOOGLE

MEIO AMBIENTE E ANTROPOCENTRISMO


A natureza não dá saltos.
As espécies evoluem conforme suas necessidades, desenvolvendo meios para se manter na natureza.
Não há espécies melhores, mas possíveis.
Todas as espécies tem a mesma idade em nosso planeta.
Se falamos para sobreviver, elas vivem sem falar a nossa língua.
Quem sabe como elas se comunicam? Mas o fazem, a ciência vive mostrando.
Moram onde é mais seguro para elas.
Alimentam-se com o que tem de mais próximo.
E procriam com a maior segurança.
Todas vivem
A vida é característica do Universo.
Todas têm suas particularidades necessárias para sobrevivência.
O humano fala por necessidade de avisar do perigo, fala por medo e não por dom.
O humano não tem Cio, nos tempos remotos tinha que procriar muito, pois era devorado pelos predadores; os pássaros, nas mesmas condições apresentam as mesmas características.
Os humanos se alimentam de seres vivos, como todos habitantes animais e vegetais do planeta.
A única coisa que nos diferencia dos demais é o grau de destrutividade, o restante é apenas adaptação ao meio ambiente de acordo com a necessidade de cada espécie.
Vamos seguir as regras do Planeta e protegê-lo. Se o humano acabar o Planeta, a vida de novo se refará, mas de modo diferente. Pode ser que a Natureza cuide para não criar seres tão destrutivos e arrogantes como nós.
BOM DIA DO MEIO AMBIENTE!

Tony-poeta
05/06/2013


terça-feira, 4 de junho de 2013

CONSUMISMO



 
imagem BBC

CONSUMISMO


Oito bilhões de elefantes comendo a copa das árvores conseguem acabar com as florestas.
Isto é o que está acontecendo. O consumismo desenfreado está acabando com o planeta. Esta foi à conclusão que me ocorreu, quando numa pagina de poesia se abriu um desafio de se escrever como proteger a natureza no dia do meio ambiente.
Não sou nem economista, nem monge; tampouco prego vegetarianismo ou outra qualquer filosofia de vida ou modismos. Acompanhem meu raciocínio:
Excetuando-se dois bilhões de humanos que vivem em miséria absoluta, com centenas de mortes infantis por fome por dia, o restante da população tem algum consumo, variando conforme a classe social que ela se encontra. Usarei como parâmetro onde vivo, ou seja, o Estado de São Paulo.
Nesta camada de consumo a grande parte consome mais do que precisa. Todos justificam com propriedade que é para seu bem estar e para não ficar inferiorizado de seus vizinhos.
Assim, a partir de certo nível de ganho temos repetições de objetos, por exemplo: Um celular com máquina fotográfica que se conecte com a internet, uma máquina fotográfica, um tablete, um notebook, um computador. Portanto repetições, o celular e o computador seriam suficientes para suas necessidades. Se tiverem uma boa televisão e no Hipermercado aparecer uma oferta a preço tentador, comprarão outro aparelho para colocar no quarto.
Em seus armários encontraremos meia dúzia de toalhas de banho, compradas em ofertas irresistíveis, vários pares de sapatos, muitas calças, camisas, vestidos, blusas e assim por diante.
Olhando bem, consumimos várias vezes mais do que a necessidade básica de viver bem. Não estou pregando para ninguém não comprar e nem andar em andrajos.
O carro, se possível deve ser trocado cada um ou dois anos, cada eletrodoméstico é trocado regularmente em períodos breves, bem como os móveis, sempre que for possível, acompanhando a moda da época.
Toda novidade em eletrodomésticos, modas ou lazer é rapidamente adquirida. Se demorar muito para ter o dinheiro para a compra, a angústia acompanha a família.
O que tem a ver tudo isto com a natureza? Respondo: TUDO!
O mundo atual é dominado por grandes conglomerados incluído superempresas, bancos. A mobilidade dos pequenos é limitada pelo capital que não possuem e dependem diretamente do sistema bancário e dos fornecedores, direta ou indiretamente ligados a uma empresa multinacional.
A lavoura e o agronegócio, por maior que seja, depende de fertilizantes, sementes e agrotóxicos, tudo dominado pelo capital Internacional incidindo royalty e outras taxas.
Resumindo, o Capital Internacional dirige tudo, direta ou indiretamente e os bancos são os fornecedores do combustível para a economia funcionar.
Portanto temos um sistema Internacional [bancos e multinacionais] donos do capital, um sistema de distribuição [intermediários locais], um sistema de propaganda [imprensa] e consumidores. A Imprensa é dependente e só sobrevive pelo capital.
Como tudo que se compre e produz é despesa em moedas estrangeiras, atinge a balança comercial e incide juros para o País. O que se produz é em grande parte consumido no mercado interno, sem abater os dólares de custo [insumos, royalty, patentes, matérias primas]. O Sistema fica sempre deficitário obrigando ao governo estimular a produção tanto para diminuir o déficit, como para amenizar a pressão que sofre como devedor. O sistema funciona para o país como um cartão de crédito que não se consegue pagar a totalidade da fatura e a divida sempre aumenta, no nosso caso obrigando a aumentar a produção.
A máquina do Capital por outro lado, tende sempre aumentar o lucro e maquia as bugigangas que oferece a população, para que esta gaste mais e gere maior receita.
Para aumentar a produção há necessidade de além de melhor técnica [sempre importada] mais terra. [tanto para plantio, como geração de energia, transporte e armazenagem], obrigando a cada vez mais ocupar terras ocupadas por matas para produzir.
Os Índios, Sem Terras e quilombolas deveriam ser respeitados neste processo. Os primeiros preservando suas terras sagradas e de subsistência; os outros dois dentro de um processo de agricultura familiar fornecendo alimentos para a população a um custo menor. Este procedimento não agrada o capital, que além de necessitar do espaço para consumir insumos, teria a concorrência de produtos fora das bolsas de Mercadorias; portanto sem lucro.
Nestes casos age com a imprensa desqualificando este seguimento e ainda por via judicial, que sempre é oriunda da classe dominante, inclinada por convicção a concordar com o sistema de capital.
O sistema é fechado, portanto. As árvores continuarão sendo destruídas e os mais fracos expulsos de suas terras. Não vejo como reverter a situação enquanto durar esta forma de Capital. A única maneira de controle é nossa própria restrição de consumo para poder quitar este cartão de crédito interminável.
A solução cabe a cada um dos cidadãos.

Tony-poeta
04/06/13