sábado, 22 de fevereiro de 2014

APARÊNCIAS E CAPITAL

APARÊNCIAS E CAPITAL.



O mundo atual, como sempre foi transita em artifícios distantes muitas vezes da realidade. O que vemos é apenas aparência podendo ser completamente diferente do que é propagado.
Os termos princípios e caráter na maioria das vezes são sobrepujados pelos interesses individuais ou de grupos e, as mais bizarras associações, até então impensáveis, com o tempo serão descortinadas ante nossos olhos.
Os movimentos coletivos e altruísticos, que podem levar a uma mudança real no modo de vida do planeta, ora colide com a força do estado e retrocede até total esvaziamento; ora é apossado por diferentes grupos antagônicos e entra num processo de união e guerra. O ideal comum segue até onde é de interesse de todas as partes e, posteriormente estas começam a se digladiar, numa guerra interminável visando o domínio de um dos grupos.
O objetivo social inicial nunca será o final, já que o objetivo fim é a acumulação irracional do capital e, não o bem da sociedade em questão.
Vamos relembrar:
Kosovo, os vencedores estavam aliados ao crime organizado e o contrabando de órgãos foi uma dês maneiras de ter lucro. O pior é que os doadores eram soldados jovens capturados, submetidos à retirada das vísceras ainda vivos. Publicado em El Pais. Ninguém punido.
Afeganistão, o Exercito do Norte que venceu o Talibã com auxilio das Potencias Ocidentais tinha como negócio o comercio de ópio, o que era proibido pelos rivais fundamentalistas onde as plantações de papoula tinham sido destruídas. Voltaram a serem plantadas, não mais se publicou sobre o assunto.
Líbia, soldados da Al Qaeda do mesmo grupo dos derrotados Talibãs juntaram-se as forças Ocidentais e derrubaram o Governo nacionalista de Kadafi. Ninguém comentou a mudança de posição.
Egito, o movimento popular vitorioso provocou eleições democráticas e o presidente eleito foi derrubado pelas mesmas forças a qual lutaram contra e que mantém o poder, sob apoio ocidental desde o assassinato de Nasser.
Ucrânia, as manifestações de rua em grande parte são comandadas pelo nazismo, teoricamente proibido na Europa.
Venezuela, ontem foi relatada a prisão de paramilitares Colombianos; como se sabe estas milícias está diretamente envolvida no tráfico de drogas.
A todos idealistas que quiserem mudar o mundo e fazer seu protesto, certifique-se bem se a fala condiz com as atitudes, se enganar é muito fácil e, a ascensão de um criminoso ao poder vai piorar em muito a situação do País e não trazer as melhorias esperadas.
A via democrática, apesar de enganos e decepções ainda é a melhor maneira que possuímos, as mudanças da sociedade são lentas em relação à brevidade de nossa existência, porém é a única maneira de se realizar alguma evolução coletiva.

22/02/14
Tony-poeta


SAIDINHA DE BANCO DÁ LUCRO AOS BANCOS

SAIDINHA DE BANCO DÁ LUCRO
AOS BANCOS



Um familiar foi postar uma correspondência. Nos Correios não são aceito Cartões de Crédito. Ofereceu R$ 100,00 reais em uma nota ao caixa e este não tinha troco. Procurou e achou entre moedas o montante. Um fato corriqueiro? Nem tanto.
Ao sair reparou em duas pessoas aguardando. Ficou com medo voltou tensa a sua residência. Medo de ser assaltada e a pior, agredida pela quantia que portava.
No dia anterior num jornal da televisão a matéria era sobre saidinha de Banco e a Apresentadora informara, com aquela cara de preocupação treinada e convincente que não deve se andar com dinheiro.  Se sacar duzentos reais de um banco estará o correntista sujeito a ser assaltado. Ou seja, espalhando pânico e medo na população.
Realmente o uso de cartões de banco predomina no comercio, sendo poucas as pessoas que trazem dinheiro em gênero ou cheques. Em serviços públicos, como no caso, os Correios e Pedágios o dinheiro ainda é exigência, fora isto é raro o estabelecimento que não trabalhe com cartões.
O interessante é que os bancos cobram uma taxa administrativa pelo uso do dinheiro de plástico, cobrada do comerciante. Esta taxa chega a 5% do valor da operação em pequenos estabelecimentos, ou seja: Toda operação no comercio reverte uma comissão aos bancos. Uma tarifa muito alta.
A prevenção por este tipo de crime pertence a cada Estado e as medidas são tímidas e insuficientes: Não falar ao celular, isolamento de caixas e para por aí. Não é vista ação de Inteligência Policial, ficando o fato a vigilância da PM, uma policia cuja função é o combate, ou no caso de ser roubado, a simples elaboração de um inócuo Boletim de Ocorrência, desacreditado pela população por poucos resultados e muita perca de tempo.
Há alguns anos atrás, foi abolida a CPMF por se julgar extorsiva a cobrança de menos de 0,1% nas transações. O comercio tinha incidência de uma parte do tributo. A imprensa agiu com enorme indignação, apoiando o fim da referida oneração, dando a impressão que defendia o consumidor pela cobrança de um imposto. A taxa foi abolida e o dinheiro deixou de ser repassado a saúde, finalidade da cobrança. 
Diferente da CPMF não houve indignação por parte do apresentador da falta de segurança, apenas a orientação: Não Use dinheiro e sim cartão.
É lógico que a taxa cobrada do comerciante é embutida no preço, inflacionando o produto, o medo é um elemento bem estudado em sociologia atualmente e representa uma maneira de dominação da população e um motivo de revolta quando esta é incitada, portanto inadequada para uma sociedade democrática.
Parece que o Sistema não está preocupado com a questão, uma vez que a televisão orienta de maneira que a culpa caia sobre o portador do dinheiro, e o banco aufere lucro com o uso do cartão e a prática continua com os assaltantes agindo impunemente. Quem lucra é o banco, a imprensa ganha os anúncios e, a sociedade fica com medo e por fim perde o fruto de seu trabalho a um meliante. Alguma coisa está errada.

22/02/14
Tony-poeta



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

REMADOR

REMADOR


A água pede calma
Dá ritmo ao remar
A razão acalma
Da fúria do amar.

Remador
Rema
Rabisca
Risca risonho
As águas do mar.

Na calma
A alma petisca
A paisagem no olhar.

Vai ao remo
Rumo manso...
O rumo da vida é amar,
Na paisagem
No remanso
Na calma
Que traz o mar.

20/02/14
Tony-poeta

Imagem Google

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MODULANDO DESEJOS

MODULANDO DESEJOS


Viver é modular os desejos.
O desejo sempre implica em Outro, reflexo de nós mesmos.
O homem sem estímulos que massacra o desejo por qualquer motivo está parando de viver: viver é desejar.
O homem que deseja em demasia se perde na falta de rumo e cambaleia como um cego.
O difícil é controlar o desejo para que este se torne razoável. Viver é principalmente possuir o controle do desejo.
A tão buscada felicidade dura apenas instante, apenas frações de momento exatamente na hora que o desejo é satisfeito e, a seguir temos que trilhar novo desejo com todos os seus percalços para alcançar novamente a sensação de ser feliz.
Logo não podemos desejar nem mais, nem menos. Um equilíbrio muito difícil. Sempre implica o Outro como parceiro ou como observador. O Outro sempre é presente.
A cada sensação de felicidade devemos saber que é preciso partir e começar tudo de novo.
Isto resume a vida, é assim que entendo Sidarta.

19/02/14
Tony-poeta

Imagem Google

MARTE E LUA

 MARTE E LUA.


Hoje a lua está em marte,
Notícia do jornal
Eu quero a paz da lua
Que marte vá passear no sideral!
De guerra já estou cheio
Tem todo dia no canal
Tantas bombas sem amor
Quero o amor da lua
Na sua face escondida
Me esconder com você
E ver se alguém se atreve
Por lá aparecer
E que marte vá para longe
Arrumar o que fazer.

Tony-poeta
19/02/14

Imagem Google

ASSIMETRIA





ASSIMETRIA


Escrevo o dia a dia.

Dia a dia não tem métrica

Porém quando sonho

Toma forma e, é simétrica

Como quase nunca sonho

A maior parte é assimétrica.

E meu poema faz floreios

Nos meandros dos devaneios.


01/02/2012

tony-poeta pensamentos

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MEDITAÇÃO

MEDITAÇÃO


Pelo menos por um instante, tente ser você.
Esqueça o passado que marca alegrias e tristezas, saudades doces e raivas sempre presentes. Ignore-o!  Ele já se foi, por isso é chamado passado.
Esqueça o futuro, onde os planejamentos nunca são perfeitos e é formado dos remendos salvos do pensar. O futuro, esta imensidão de angustias e ansiedades que agita, desestabiliza e incomoda na ânsia de um novo, que julgamos melhor, mas não sabemos se realmente o será.
Torne-se por um momento, apenas poucos segundos pelo menos, a rama do mato verde que ao sabor do vento é indiferente ao soprar do tempo, que se houver luz do sol aproveita; caso haja raios de luar dedilhará nas estrelas um canto de vida.
Ignore a matéria que você faz de objeto, cuidando do corpo como se cuida de uma caixa de presentes embelezando-a para exibir ao próximo. Seja você apenas.
Nesta hora verás o que realmente importa. Não haverá tristeza nem alegrias, apenas você no mundo como parte do mesmo e terás uma sensação interna radiosa que se chama viver.
Isto é meditar.

18/02/14
Tony-poeta
Imagem Google.










TRANSITORIO

TRANSITORIO


Toda hora
É hora de partida:
Pouco tempo tenho para ficar
A vida é uma porta de saída
Passagem para não mais voltar.
De adeus e lembranças
O vento leva a vida para o mar
E uma estrela lá do firmamento
Caiu com desejo de amar
No espaço dos repentes
De viver e sonhar.

18/02/14
Tony-poeta

Imagem Google

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MARGENS



MARGENS



Passo o rio
Alcanço a outra margem
Depressa quero voltar
Sempre existe na margem oposta
Uma luz brilhante para olhar.
O rio segue calmo
Seu caminho para o mar.
Os animais alados
Dançam na correnteza
Tudo harmônico
Só eu, sem harmonia
Busco a poesia
Na luz esquiva de teu olhar.

17/02/14
Tony-poeta

Imagem Google.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Dos delitos e das Penas.

Dos delitos e das Penas.


Uma amiga do face citou Cesare Beccaria no julgamento do apelidado Mensalão.
Como médico, os livros de direito que li referiam-se a minha área. A observação despertou-me a atenção.
Comprei o livro, edição de bolso, preço ínfimo. A postagem quase custou mais que o próprio.
Cento e vinte e sete páginas de raciocínio claro e compreensível, para quem tem hábito de leitura um livro para degustar com prazer em uma sentada.
Uma coisa me deixou intrigado:
COMO ELE EM 1764 CONHECIA ALGUNS MINISTROS DO SUPREMO, A PONTO DE DAR UM PITO NOS MESMOS?
ACHO QUE JÁ ERA ÍNTIMO.
Recomendo a todos não advogados [que devem ter lido a obra obrigatoriamente] tanto de direita como de esquerda, esclarece muito da sociedade em que vivemos.
BOA NOITE
Tony-poeta
14/02/14


CHOVENDO

CHOVENDO


O verde cobre o amarelo.
Foi a chuva que chegou!
O vento no broto verde
Canta singelo
O amor se anunciou.

16/02/14

Tony-poeta
imagem google

ESPELHOS

ESPELHOS


Tento ser eu mesmo
Mas esbarro nos espelhos
Que fizeram meu pensar
Em cada canto uma esperança
Daquelas de criança
Me levam a outro lugar
Num palácio de espelhos
Bato testa, despenteio
O meu pensar
E em cada espelho que olho
Penso em te encontrar.

16/02/14

Tony-poeta
imagem google