segunda-feira, 20 de julho de 2015

EDUCAÇÃO OU ADESTRAMENTO?


 


EDUCAÇÃO OU ADESTRAMENTO?

 

Na Clínica é comum de ouvir, tanto dirigido a jovens como para idosos, a seguinte exclamação:

- Ele não me obedece!

A palavra é impositiva e não permite contra argumentação. Seja por proteção a um gesto ou uma conduta que colocará em risco a integridade da pessoa; ou para satisfazer o desejo do cuidador, sempre representará uma agressão.

Se olharmos nossa cultura, na maioria das vezes damos ordens, gerando sempre uma indisposição manifesta, ou não: Ordem é o oposto de pedir e totalmente contrária a ensinar.

Pedir requer cortesia para não gerar atritos; educar é respeitar opiniões divergentes, ouvi-las, ponderar pontos de vistas divergentes e chegar a um consenso satisfatório.

Principalmente o jovem que é educado por meio de imposições tem duas saídas possíveis:

A primeira é a revolta e a negação de tudo que é solicitado, inclusive do que é correto e pode colocá-lo sob risco. Já, aquele que se submete, vai no futuro, na hora que tiver de tomar decisões próprias sobre seu caminhar no mundo, apresentar terríveis dificuldades de enfrentar os supostos superiores, que se encontram a todos cantos, Sempre seu direcionamento será tímido e geralmente incompleto.

Antes de ordenar, acredito que as pessoas deveriam refletir: Todos seres humanos pensam e raciocinam. Pode ser que o caminho que escolhem seja correto para sua maneira de habitar o mundo.

Converse, converse muito, tenha paciência, não incorra no erro de se julgar o dono da verdade. Lembre-se: Educar não é adestrar.

 

20/07/15

Tony-poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário