domingo, 20 de setembro de 2015

COMUNISMO


 

foto Google
COMUNISMO

 

A palavra comunismo antecede Marx a séculos, pelo menos isto é o que dá para deduzir nos livros de história.

Quando a exploração dos mais fracos ficou mais nítida na Revolução Industrial e os trabalhadores da Terra foram expulsos para dar lugar as ovelhas, o que levou a criação hordas de pessoas sem casas nem terra para seu sustento; enquanto o Capital seguindo a opulência que vinha se acumulando em cada novo império e cada nova guerra, onde um homem domina outro homem, bateu o saudosismo.

Este saudosismo, que existe até hoje, de retorno a uma vida simples, em contato coma natureza e com um grupo familiar unido, ou seja, o retorno ao campo, recebeu o nome de comunismo na utopia de retorno a uma forma harmônica e de respeito a natureza.

Todas as classes sociais sonham com este retorno, muitas enquetes publicadas pala imprensa colocam que: a maioria da população, independente de classe social sonham com uma vida mais adequada ao planeta.

O trabalho sociológico de Marx apenas aponta a ganancia do capital e a sucessão de crises econômicas entre as nações, mostrando as distorções do sistema de acumulação.

Este sistema [de acumulação] não tem nenhum sentido dada a brevidade de nossa existência: acumular excedentes para quê?  A vida é muito breve e fora de nosso controle, aquilo que acumulamos em excesso jamais nos poderá ser útil. É nessa análise que a obra sociofilosofica caminha, sendo base para todas linhas sociológicas de direita e esquerda.

A luta de classes está presente em todas discussões das redes sociais, cada um se posicionando conforme a classe que seu ego se identificou. A batalha das redes sociais está implicitamente enquadrada na obra do Grande Pensador. É real.

Se o que diferencia o homem dos animais é a fala mais complexa [ grandes primatas, golfinhos, baleias tem fala rudimentar], esta propiciou que o animal homem escrevesse sua história, pena que poucos a tentam entender, onde para maioria é apenas uma matéria chata de curso básico e preferem seguir uma posição ideológica, aliás, Marx que definiu em seus estudos com grande saber a diferença de ideologia e utopia.

A palavra comunismo é muito antiga e se refere a uma reflexão a um paraíso perdido, que tem que ser pensado historicamente.

BOM DOMINGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário