quarta-feira, 9 de maio de 2012

PENSANDO BOBAGENS - A menopausa e o capitalismo

PENSANDO BOBAGENS


A MENOPAUSA E O CAPITALISMO






Como podemos observar nos documentos que possuímos, a menopausa é uma invenção recente. A esposa de Ulisses ficou anos fazendo tapetes, enquanto este ficava paquerando lindas e cantantes sereias e, quando de seu retorno, ainda estava em forma.

Deter-me-ei em Édipo. Após matar o pai numa briga de trânsito, [podemos ver que o problema é muito antigo e ainda não solucionado], após responder três perguntas no tribunal da cidade. Portanto, provar que estava são e, não era louco. Recebeu o aval que estava apto para os atos da vida civil, casou-se com a própria mãe. Ficou com mais um reino, já tinha um, e: aí está o detalhe – teve um montão de filhos. É interessante notar que não houve nenhum barulho da imprensa da época, pelo menos não há registros. Pela soma matemática, não havia menopausa na época, não temos relatos da idade como empecilhos, nem de ondas de calor em Jocasta.

Tudo leva a crer que a menopausa originou-se na idade média. As mulheres nos feudos começaram a ter filhos em excesso;  pelos cálculos quatro em cada três anos. Como tivessem que cuidar da prole, comiam e não trabalhavam. Isto representava uns problemas econômicos, para os Senhores Feudais, sem falar nas guerras que se sucediam, pelo numero excessivo de pessoas na terra, o que obrigava invadir as terras dos vizinhos. É devido a este fato que a tantas guerras aconteceram nesta ocasião.

Preocupados com os prejuízos, os Senhores se reuniram e após meses de acalorada discussão, implantaram a menopausa. Pausa para menos filhos.

Obviamente tivemos prejudicados. Os fabricantes de absorventes, caros e lucrativos na época anterior a máquina a vapor, começaram a exigir compensação. Além da medicina com a diminuição do numero de partos.

Os fabricantes de absorventes foram os primeiros a ter a revindicação atendidas, e foi sem nenhum trauma social. As mulheres saindo das taperas onde moravam, começaram a trabalhar no sol do nascente ao poente. À noite não queriam sexo.  Alegavam:- Acho que estou com fogo devido ao sol. O que ficou conhecido como fogachos. Imediatamente os fabricantes de absorventes descobriram novo nicho de comércio com ervas para a menopausa e, ficaram contentes.

Já os médicos, criaram um calendário anual de consultas, para repor os partos não realizados; como tal procedimento tivesse menor valor, começaram a fabricar poções para reposição hormonal, com grande aceitação na época.

Como a satisfação foi geral, tal lei se mantém até hoje.

09/05/12

www.tony-poeta.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário