quinta-feira, 13 de junho de 2013

SENSUALIDAEDE



 

SENSUALIDADE


Uma das coisas mais difícil do ser humano é ser cem por cento espontâneo. É sabido que agimos até em nossa solidão como que se houvesse outro a nos observar. Sentimo-nos sempre plateia, mesmo nos momentos que solitários estamos fazendo balanço de nossas ações passadas e futuras; chegamos até a conversar com este outro que nos acompanha o tempo todo.
Pensava nisto hoje ao esperar a balsa. O dia nublado e frio quebrava um pouco as defesas das mulheres que iriam atravessar o canal, estavam elas distraídas se encolhendo e teclando ou falando no seu companheiro de todas as horas: seu celular. A vestimenta social é padronizada, outra tendência dos humanos, todas estavam com calça jeans e uma blusa de manga comprida.
O que me chamou atenção foi à sensualidade. Com as defesas um tanto enfraquecidas ante a este outro que as acompanha, se preocupando com a temperatura e o celular, a atitude ficou de espontaneidade. As mulheres, assim, elas mesmas, com poucas preocupações estavam irradiando o glamour de seu corpo e suas formas.
Logicamente não me ative no fator beleza padrão nem idade, mesmo todas sendo jovens, misturavam-se magras e gordinhas. O realce das formas que a roupa proporciona, sem as posições forçadas pelo habito de se fazer atraentes, fez que este conjunto natural realçasse o corpo e sua linguagem, sempre modificada por modistas e as propagandas que acompanham suas teorias.
A sensualidade na mulher não é a falta de panos, nem as sedas caras e os tecidos de moda, a sensualidade é exatamente o mistério que esconde atrás de formas mais ou menos delineadas um corpo de femea pronto para aceitar todos os afetos.
Realmente a sensualidade fez sua morada num dia gris, mesmo com a pele encoberta. Mas se fez inteiramente exposta e aberta ao mundo.

13/06/13
Tony-poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário