sábado, 28 de junho de 2014

CINCO VIRA;DEZ ACABA.



CINCO VIRA; DEZ ACABA


Foram demolidas duas casas na Av. Nove de Julho. Dois terrenos baldios, totalmente abandonados. A molecada que frequentava a Alameda Lorena resolveu fazer um campinho de futebol.
O amplo terreno tinha muito entulho. Apenas uma parte era possível deixar razoavelmente limpa. Todos se reuniram e removendo pedras e tijolos conseguiram o espaço. Não ficou lá estas coisas, já que todos eram jovens e a habilidade quase nula.  Mesmo assim uma área ficou aproveitável.
O primeiro problema é que os gols ficariam de costas, um para a Avenida, já com movimento na época e outro para o quintal do japonês que criava carpas: - Diziam que tinha um espingardinha de sal para afugentar intrusos, Ninguém nunca viu, mas precaução era precaução. Depois de confabular chegou-se à conclusão que não podia chutar forte para o gol. Dar bombas nem pensar, poderia perder a bola, na época cara e escassa.
Conseguir fazer o gol foi outra aventura. O terreno, outrora construído era duro. Não tinha material adequado, nem habilidade. A madeira, até encontramos as que serviam dentro do entulho. Muito suor, discussão, por fim conseguimos enfiar os quatro paus, o difícil foi amarrar o travessão. Ficou pequeno, mas dentro do possível. Era o que dava. Ficou menor que um gol de futebol de salão, ninguém deu importância: - Não podia chutar forte, mesmo.
O acampo estava pronto. Chegamos à conclusão que jogariam seis para cada lado, era o máximo que daria para de movimentar no campinho. O grupo era bem maior, os times revezariam e um dos que esperava seria o juiz.
Lógico que se alguém discordasse do dito arbitro este seria imediatamente trocado, após os xingos habituais da contenda. O jogo no momento que um time fizesse o quinto gol, trocaria de campo e, em dez gols teríamos o vencedor, que ficava e entrava o outro.
Os jogos sempre foram rápidos, o time era escolhido pelos dois considerados melhores, cada um escolhia seus cinco. Os que esperavam também escolhiam os melhores. Os gordinhos e os mais novos geralmente eram os goleiros.
Por um longo tempo este campo foi utilizado, sempre com chuva de gols.
Hoje assisti Brasil e Chile. Noventa minutos, dois gols. Trinta de prorrogação. Nenhum. Em dez pênaltis cinco. Deu saudades do campinho, afinal futebol tem como seu maior atrativo o gol.

29/06/14
Tony-poeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário