quinta-feira, 12 de abril de 2012

A DESCULPA


A DESCULPA




A aceitação social é luta diária de cada ser. Para pertencer, além de ser reconhecido.  tem que ser também aceito. Esta implica em compartilhar gostos parecidos, atitudes que, dentro de uma variabilidade prevista, comunguem opções que seus pares igualmente tomariam.

Como o viver se compõe de acertos e erros. O errar é sempre aflitivo. A pessoa que sofre um insucesso, eu tem um problema social, dela ou de seus familiares, ou mesmo que apresenta uma ideia que não corresponde ao consenso; por defesa de seu pertencer coloca-se em defensiva. Usa todos os argumentos para não deixar o não pertencer imaginário virar realidade.

Nunca uma frase esteve tão presente na vida das pessoas como:- O que vão pensar disto?

Deste medo começa um processo de esconder a possível transgressão, sua, de seus familiares e pessoas mais chegadas.

Como a desculpa, sempre uma inverdade, não tem suporte; a vergonha acaba aumentando ao invés de diminuir. Um fato leve pode tornar-se um grande boato, aí sim com repercussões sociais desabonadoras.

Diante de um fato negativo real, o ser humano ao invés simplesmente aceita-lo, falar: - Bem, eu [ou fulano] errei ou me confundi; para não abalar a posição social que julga ser sua, inventa uma desculpa, ao busca algum subterfugio. Quase sempre de improviso e sem consistência.

Lógico que fica pior, a outra parte normalmente percebe a tentativa de engodo, mas para não se indispor, finge que aceita. Intimamente, aí  sim, o conceito da relação é arranhado.

Se estas pequenas artimanhas não tem terreno muito propicio em pequenas sociedades de vida mais grupal e próxima, onde a desculpa pouco adianta. A sociedade de consumo onde, apesar de dependermos dos outros,  estes estando distantes; às vezes muito distantes com contato apenas virtual, as desculpas começam a se multiplicar.  

Atualmente a sociedade tornou-se uma sociedade de desculpas. Tanto no contato interpessoal, como comercial. Basta observar um serviço, por exemplo: Caiu a internet. Liga-se na operadora, o serviço eletrônico manda digitar o numero que está no contrato de serviço e a seguir a operadora eletrônica responde:- A área de seu aparelho está em manutenção, deverá ser reestabelecido em duas horas. Lógico que não acontecerá nada disso. Se for um problema técnico, uma chave que caiu na distribuidora, em poucos minutos, ou seja, o tempo de levantar a chave voltará o serviço, se o defeito for mais complexo, nem em duas horas voltará.  Mas, mesmo nos serviços a desculpa foi integrada no cotidiano.

O que se observa é que, se houver honestidade, se usar a verdade, mesmo que cause pequeno mal estar momentâneo; o fato da pessoa não se sentir enganada tem um retorno positivo e, o autor da falha recebe muito mais credibilidade do que a escondendo.



Apesar da generalização da mentira, como estamos vendo, a verdade é a única que dá sustentabilidade, desde que o agente da ação a explique e assuma.

Não podemos viver numa sociedade onde se busca a mentira.



12/04/2012

www.tony-poeta.blogspot.com




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