quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O JOGO DO SÃO PAULO


O jogo do São Paulo


 

 

Juvenal se preparava para a final do primeiro turno. Era São Paulo e Guarani, jogo difícil, só valia a vitória, se empatasse era disputado nos pênaltis.

Chegou à sala. Uma sala simples que dava acesso a duas portas. Uma à cozinha, onde Maria, sua mulher preparava os salgadinhos para o bar que tinham na frente. Jonas e Deise estavam no bar e ele cuidava do Netinho de cinco anos, o Guto.

Rex, o vira-lata da família andava livremente, já o garoto, só podia ficar na sala, não podia ir onde estava fritando e, muito sapeca não deixavam sozinho no quarto.

Juvenal colocou a cerveja e o copo na mesinha ao lado, dois maços de cigarros; não gostava nem de pensar em ficar sem eles no jogo, a dentadura, o cinzeiro e, começou a assistir.

O jogo estava duro, o menino e o cão estavam o deixando nervoso. Volta e meia dava um:- Fica quieto e continuava fixo na TV.

Intervalo, zero a zero. Foi ao banheiro devolveu a cerveja, aproveitou para despejar as bitucas no vaso sem Maria notar, ela costumava ficar brava. – É para não dar tosse no garoto, pensou ele. Buscou outra cerveja na cozinha e sentou.

Tudo continuava igual, o jogo difícil, o moleque e o cachorro recebendo broncas, ele fumando sem parar e tomando cerveja.

Final do segundo tempo, zero a zero. Iria para os pênaltis. Juvenal estava muito nervoso. Pegou outra cerveja. Jogou as bitucas e sentou. Resolveu por ordem:

- Guto, você senta do lado do vô, não dá nenhum piu até acabar o jogo.

Estava batendo o primeiro pênalti, o menino quieto, o cachorro fazendo estripulia, até que correu para o quarto. Na hora que o São-paulino chutou, Guto puxou o calção do vô:

- Vô...

-Cala a boca, não falei. A bola foi para fora. O menino começou a chorar.

O atacante do Guarani bateu o pênalti, a bola entrou.

- Cala a boca moleque, chora baixo, falou já visivelmente descontrolado.

Acabou o jogo, o São Paulo perdeu. Chateado, quase chorando, às vezes chorava quando o time perdia, foi consolar o menino.

- Não falei para ficar quieto, viu o São Paulo perdeu; o que você queria dizer:

- O Rex roubou a sua dentadura.

 

19/09/12

Tony-poeta

-

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário