sexta-feira, 20 de julho de 2012

DIA DO AMIGO

foto google

 

DIA DO AMIGO


Hoje abri a net e, todos os amigos se cumprimentaram. Realmente fiquei sensibilizado. É muito bom ter amigos; pelo menos virtuais, já que as amizades presenciais cada vez mais se escasseiam. Isto me fez recordar a partir da minha infância.
Não havia um final de semana que não fossemos visitados, ou saíssemos às casas de parentes e amigos. Domingo era dia de macarronada e visitas. As famílias sempre estavam unidas e animadas, os vizinhos davam sempre uma passadinha para o café e batiam algum papo. Só a noite eu, meus pais e irmã voltávamos ao confinamento do lar.
Nas férias, sempre viajávamos a casa de parentes. Lembro como se fosse hoje à conversa. Minha mãe e minhas tias faziam inicialmente o relatório de quem faleceu; como faleceu e, como ficou a família com sua morte. A frase:- Sabe fulano? Morreu! Tomava todo o inicio da conversa. Só depois se começaria a falar dos vivos e contar as fofocas.
Segredos, entre amigos: só em situações que despertassem grande vergonha. Fora isto, a vida era razoavelmente aberta. As pessoas expunham seus problemas e o circulo parentes e amigos que se confundiam, tinham interesse real de ajudar em uma solução.
O mundo moderno separou as pessoas e escondeu os amigos. Hoje se marca encontro no Shopping, às visitas domiciliares ficaram raras. Os problemas são discutidos em âmbito doméstico, de preferência no quarto do casal, para que ninguém tome conhecimento. O isolamento é muito grande.
Até os papos de boteco, onde sob o efeito etílico se apresentavam angustias e problemas; foram substituídos por Happy hour, com vestimenta social, onde problemas não entram.
Para testar a amizade hoje: experimente solicitar que algum parente ou amigo seja fiador de um imóvel que você irá alugar. A possibilidade de uma desculpa é mil vezes maior do que a de um sim.
A amizade ficou muito rara.
É com grande entusiasmo que vejo, de modo virtual, todos tentando ressuscitá-la. É muito válido.
Que todos possam dizer: FELIZ DIA DO AMIGO.

Tony-poeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário