sábado, 15 de setembro de 2012

O QUASE ROUBO - UM ALERTA


O QUASE ROUBO – UM ALERTA


 

Não costumo postar imagens alarmistas. Não creio que o medo possa contribuir para melhoria social. Mas a precaução, esta sim é útil e eficiente. Vejam o relato que aconteceu na Semana da Pátria.

Com todos sabem algumas Universidades dispensam as aulas e cidades como o Guarujá, onde narrarei, tem um fluxo um pouco aumentado de turistas, não muito.

Ana resolveu tirar algumas fotos na Praia do Tombo e, eu e ela para lá nos dirigimos. A máquina é semi- profissional, com jogo de lentes e algum valor.

Nossa preocupação tinha sentido, dois fotógrafos profissionais tinham sido roubados à mão armada neste ano e, perdido todo equipamento. Portanto, saímos com cuidado.

Feita as fotos, ao deixar o local observei uma moto com baú, com um rapaz forte, um blusão com gola azul e capacete negro indo na mesma direção. O que me estranhou é que, apesar de dirigir devagar, como dirijo a beira mar, o mesmo mantinha distância e não me ultrapassava. Normalmente entregadores são apressados.  Chegando a Praia de Astúrias, logo a seguir, não mais vi a moto. Segui em frente e me dirigi a Padaria na Av. Leomil. O local sempre tem movimento. Comprei o pão e me dirigia para casa.

Ao sair da Av. Dom Pedro, já na metade da Enseada e pegar a paralela para chegar onde moro, vejo novamente a mesma moto, indo na mesma direção, em velocidade semelhante a minha, portanto sem ultrapassar.

Mentalmente programei em sair duas quadras a frente, voltar a Avenida e parar no posto policial que lá existe. Foi neste ínterim que cruzou a rua uma viatura que fazia ronda policial, com todo armamento extensivo visível. Imediatamente observei a reação do motoqueiro pelo retrovisor.

A reação foi a seguinte: Acompanhou a viatura, virando o rosto, atravessou a rua onde havia passado o veiculo e, a seguir fez meia volta no quarteirão e voltou já em velocidade habitual de entregadores motorizados. Ou seja, planejava o assalto.

Esta é a técnica que estão usando atualmente: seguem o portador do objeto desejado por longas distancias, no caso perto de oito quilômetros. O assalto é efetuado ao abrir o portão, onde há menos movimento e o motorista esta distraído. Prestem atenção no retrovisor. Se houver suspeita, mude o destino até ter segurança.

Uma boa tarde

Tony

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário