sábado, 28 de julho de 2012

QUASE HUMANO


QUASE HUMANO




Um pequeno planeta. Muito pequeno. Era habitada por uma população que se autodenominava Circular; a área habitável se resumia a um circulo cercado por formações minerais. Além deste circulo havia um pântano com gases onde moravam os Gasosos. Animais do tamanho dos Circulares que se alimentava de peixes, os quais pescavam nas águas que separavam os dois domínios. A alimentação básica também era peixe para os mais desenvolvidos.

Com o aumento de população e o excesso de construções, um inseto antes raro começou a proliferar e picar os Circulares. Tentaram várias formas, em vão. Até que resolveram colocar uma parede na divisa entre o território e as rochas que o circundavam, para que o vento sendo desviado aumentasse a velocidade e expulsasse os insetos; levados pelo vento não teriam onde se fixar e morreriam.

Feito o paredão, o resultado foi excelente, os insetos começaram a desaparecer e acreditavam que não mais seriam picados e assim evitariam as doenças que ocasionalmente acometia a população. Diziam que estavam entrando na Era da Saúde.

Os Gasosos por sua vez, com o vento começaram a ter um esfriamento de seu território e pararam de se reproduzir. Ameaçados de extinção apareceu um movimento na comunidade dos circulares para preservação da espécie.

Depois de muitos projetos e negociações, sempre exaltadas, concluíram que um segundo muro de divisa com o pântano, desviando o vento para as rochas, deveria ser construído. Isto aqueceria novamente o território e seus vizinhos.

Feito o muro, o aquecimento foi um pouco acima do esperado e os Gasosos, ao invés de uma cria passaram a conceber três ou quatro filhotes, refazendo rapidamente a população e a aumentando.

Vinte anos depois os Circulares continuavam com as mesmas doenças. Os insetos não mais existiam e os Gasosos estavam em grande numero, vivendo muito bem.

Os cientistas chegaram à conclusão que aumentando um peixe diário melhoraria a saúde da população.  Concluíram também que com o aumento de consumo dos peixes faltaria alimento em breve, por excesso de Gasosos, que se reproduziam muito.

Após acaloradas discussões, foi aberta a temporada de caça aos Gasosos.



28/07/2012

Tony-poeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário